» SAAE E USP FARÃO MAPEAMENTO DO SUBSOLO NA REGIÃO CENTRAL PDF Imprimir E-mail



Neste sábado, dia 17, o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto vai interditar o tráfego de veículos na avenida Carlos Botelho nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA). O trânsito será interrompido das 9h às 14h, com a devida sinalização e orientação dos agentes de trânsito do município. O objetivo é realizar um mapeamento do subsolo nas proximidades da ETA para avaliação das adutoras que distribuem água tratada para os reservatórios.

O mapeamento acontecerá em parceria com o Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos. Será utilizado um equipamento GPR (Ground Penetrating Radar) de alta tecnologia, que faz investigação geofísica baseada na propagação e reflexão de ondas eletromagnéticas.

A avaliação a ser realizada pelo SAAE e pela USP faz parte de um estudo para ampliar a capacidade de distribuição da água tratada pela ETA, pois o sistema de adutoras existente está instalado há muitos anos e se faz necessária uma varredura completa de toda a tubulação, para garantir que o aumento da demanda não provoque danos ou sobrecarga no sistema.

A grande vantagem do uso da tecnologia GPR, além da precisão dos dados e da economia de tempo e recursos, é que não será necessário quebrar o asfalto ou calçada, evitando transtornos à população. O presidente do SAAE, Eduardo Cotrim, explicou que um amplo estudo está sendo realizado para aumentar a captação de água do ribeirão Feijão, mas para isso serão necessárias diversas obras e adequações. Para Cotrim, “o trabalho realizado agora é importante para manter o nível de abastecimento atual e garantir que no futuro toda a população tenha água de qualidade na quantidade necessária para o crescimento da cidade”.

(15/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos