» SEMINÁRIO DISCUTE A ESCRAVIZAÇÃO DO NEGRO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Para lembrar o dia 13 de maio, comemorado como Dia de Denúncia contra o Racismo, em função da Lei Áurea que aboliu a escravidão em nosso país no ano de 1888, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social realizam nesta quarta, dia 14, e quinta, dia 15, às 19h, na EE. “Dr. Álvaro Guião” (av. São Carlos, 2.190 , centro), o seminário “Do processo de descravização da população de origem africana no Brasil às ações para a Educação para as Relações Étnico-Raciais”. O evento é aberto ao público.

Será discutido o processo de escravização dos negros no Brasil, tendo como foco principal de discussão a escravização de São Carlos. Esse seminário é de relevante importância para a implementação da política de educação para as relações étnico-raciais, de acordo com a determinação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), por meio da Lei Federal nº 10639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial.

Segundo a assessora Étnico-Racial Regina Conceição será abordada a desmitificação da religião africana. A idéia é explicar como a religião era expressada, como ela está hoje presente na sociedade e o que ela significa para os negros. Também serão mostradas as experiências educativas na área de relações étnico-raciais, pois desde 2001 São Carlos já trabalhava a história afro-brasileira nas escolas, até mesmo antes da obrigatoriedade da lei.

“Como são 120 anos de escravatura, o que vamos mostrar é que ainda passamos por esse processo de descrativização, pois os negros geralmente têm os menores salários, não têm moradia, sofrem preconceito e racismo. Por isso é importante a discussão dessas questões que estão arraigadas na vida das pessoas”, conclui Regina.

Programação:
- Dia14
Horário: 19h às 21h30
Local: EE. “Dr. Álvaro Guião”(localizado na av. São Carlos, 2.190 , centro)
Tema: História da escravidão em São Carlos e a religiosidade de matriz africana
Palestrantes: Prof. Dr. Álvaro Rizzoli, Babalorixá Fábio de Oxossi
Mediadora: Prof.ª Dr.ª Lúcia Maria de Assunção Barbosa

- Dia 15
Horário: 19h às 21h30
Local: EE. “Dr. Álvaro Guião(localizado na av. São Carlos, 2.190 , centro).
Tema: Resultados e desafios na implantação do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana
Palestrante: Experiências educativas na área de Relações Étnico-Raciais: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursinhos Populares
Mediadora: Prof.ª Dr.ª Anete Abramowicz

(13/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos