» MATSURI PDF Imprimir E-mail

Festa destacou tradições da cultura japonesa.




ABERTA A COMEMORAÇÃO DOS 100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

No final de semana, a praça do Mercado Municipal recebeu o Matsuri São Carlos, que marcou o início das comemorações do centenário da imigração japonesa para o Brasil. Nos três dias de festa, os são-carlenses puderam conhecer um pouco mais sobre a cultura nipônica e apreciar as delícias da culinária japonesa.

Na sexta, dia 9, o prefeito Newton Lima fez a abertura oficial do evento que contou com a participação do secretário de Governo, Marcos Martinelli, da diretora do Departamento de Artes e Cultura, Telma Olivieri, da diretora-presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo, do coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura, Yashiro Yamamoto, do coordenador do Grupo de Origami da Universidade Aberta da Terceira Idade, Jorge Okada, e integrantes da comunidade japonesa, que estão auxiliando na organização das festividades.

O prefeito lembrou que durante todo o ano serão realizadas diversas atividades para comemorar o centenário da imigração e que uma comissão foi instalada para organizar os festejos. “Estamos abrindo oficialmente as nossas comemorações dos cem anos da imigração japonesa para o Brasil e durante todo o ano, com esta comissão que nós implementamos por portaria, estaremos agradecendo a toda comunidade japonesa da nossa cidade e do país por tudo que contribui. Temos aqui representantes de todas as atividades de São Carlos que estão muito empenhados em trazer para a comunidade são-carlense a arte, a cultura, a ciência e todos os valores da comunidade japonesa”, destacou Newton Lima.

Atrações
O público pôde conferir nos três dias do Matsuri apresentações de taikô (tambor japonês) das cidades de Suzano, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, Marília e São Carlos. Outras atrações foram o tomo no kai (canto e dança adulto), o iaido (a arte de sacar espadas), o teatro de sombras, o kodomo no kai (canto e dança infantil), o kendo (modalidade esportiva envolvendo espada), o Bon Odori, que celebra a memória dos antepassados, apresentação de karaokê e desfile de roupas típicas. Antes de cada apresentação, o mestre de cerimônias explicava o significado das danças e músicas para o público.

Nas barracas da festa, muito artesanato oriental e comida e bebidas japonesas como yakisoba, tempurá, sushi, saquê, tofu e chá verde. Entre as ações previstas para comemorar o centenário da imigração estão a realização da Copa Minoru Harada de Karatê, em 7 de junho, o festival Bon Odori, de 29 a 31 de agosto, na plataforma da Estação Cultura, uma gincana em 12 de outubro. No dia 29 de junho, será realizado o campeonato de kendo, na modalidade adulto, no campus são-carlense da USP (Universidade de São Paulo).

(12/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos