» TVE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Acompanhado de diversas autoridades, o prefeito Newton Lima inaugurou a sede da TV Educativa de São Carlos (TVE São Carlos), instalada no piso superior do prédio que abrigava o antigo Cine Studio 1, na região central. No local, também será instalado o Centro Municipal de Audiovisual, composto pela Midiateca Pública Municipal e pelo Cine São Carlos. A TVE São Carlos é uma concessão do Ministério das Comunicações à Prefeitura por intermédio da Fundação Educacional São Carlos (FESC).




PREFEITO ENCAMINHA À CÂMARA PROJETO DE LEI QUE CRIA O CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO

A TV Educativa de São Carlos (TVE São Carlos), uma concessão do Ministério das Comunicações à Prefeitura por intermédio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), já está funcionando em sede própria, localizada na rua Major José Inácio, 2.154, no centro. A inauguração oficial aconteceu nesta sexta, dia 9, pelo prefeito Newton Lima juntamente com o vice-prefeito Emerson Leal, a diretora-presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Elisabeth Martucci, e o superintendente-executivo da TVE São Carlos, Marcos Schmidt.

Várias outras autoridades participaram da solenidade, entre elas o presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Fermiano, o reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Oswaldo Baptista Duarte Filho, o deputado federal Lobbe Neto, o pesquisador Glaucius Oliva, diretor do Instituto de Física da USP, os vereadores Lineu Navarro, líder do Governo, Laíde Simões, Rubens Maciel, secretários municipais, além de representantes de entidades, universidades e da imprensa local. O gerente regional de Jornalismo da TV Brasil em São Paulo, Florestan Fernandes Jr., também prestigiou a inauguração da TVE São Carlos.

Marcos Schmidt agradeceu o empenho do prefeito Newton Lima em trazer para São Carlos uma TV pública/educativa. “Quando colocamos no ar a nossa primeira hora de programação local, ano passado, eu disse que naquele momento o prefeito escrevia o prefácio da história da TV pública em São Carlos, e que também ao escrever esse prefácio ele delegava à comunidade a tarefa de escrever o conteúdo dessa história. Então o que nós estamos fazendo hoje é mais uma etapa, é um avanço na consolidação da TV pública, que tem tudo para dar certo em São Carlos. Afinal de contas, essa experiência já é sucesso em diversos países – como Inglaterra, Espanha, Itália, Estados Unidos, Canadá e Japão”, relembrou.

Schmidt também anunciou que nos próximos dias a grade de programação local será alterada. “Com a nova sede já em funcionamento vamos produzir novos programas, aumentando assim a programação local. Ainda estamos estudando o formato final, mas com certeza, como toda programação da TVE, continuaremos respeitando o marco regulatório da TV pública/educativa que preconiza a veiculação de conteúdos voltados ao cidadão”, afirmou.

Vitrine
Segundo Elisabeth Martucci, a TV Educativa tem como meta mostrar São Carlos para os são-carlenses, mostrar a vitrine que a cidade se transformou nos últimos anos, graças ao empenho, esforço e capacidade de todas as esferas públicas e particulares que trabalham com educação, cultura, ciência e pesquisa em nosso município. “Agradeço também a confiança e o apoio da equipe, que nesse primeiro ano ficou instalada no prédio da FESC e, mesmo sem condições técnicas adequadas, realizou um excelente trabalho, se empenhando ao máximo para que hoje toda essa infra-estrutura estivesse pronta.”

O prefeito Newton Lima lembrou que foi um trabalho difícil colocar novamente a TVE no ar, já que a concessão feita na década de 90, devido a um conjunto de irregularidades, estava suspensa. “Nós fizemos um trabalho em Brasília junto ao governo federal, e o presidente Lula nos ajudou muito mandando ao Congresso uma mensagem que permitiu a regularização da TV Educativa de São Carlos. A partir daí iniciamos o processo de implantação da nossa TVE, colocamos no ar em 2006 e começamos a preparar a infra-estrutura para que ela pudesse ocupar um lugar de destaque no cenário local e nacional. Para nossa felicidade o governo federal introduziu também no Brasil uma nova concepção de TV pública e hoje já estamos conectados com a nova TV pública nacional, e tudo aquilo que é produzido nas nossas universidades, centros de pesquisas, parques tecnológicos e na área da cultura passa a ter uma dimensão maior ainda, sendo mostrado para todo o Brasil por meio dessa articulação entre a TV Brasil e a nossa TVE São Carlos”.

Newton afirmou, ainda, que São Carlos merecia uma TV pública educativa. “Uma cidade que criou um ambiente educacional, científico e tecnológico reconhecido até fora do Brasil merecia um canal público de televisão desse porte.”

Conselho de Programação
Após o descerramento da placa de inauguração, o prefeito Newton Lima assinou projeto de lei criando o Conselho de Programação da TVE São Carlos, composto por 20 membros. “Estamos encaminhando à Câmara um projeto de lei para garantir que a programação dessa TV não será propriedade de quem quer que seja, nem do Executivo nem de qualquer partido, mas sim da sociedade. Para fazer parte desse conselho chamamos representantes das universidades, do sistema S (Sesi, Senai, Senac, Sesc e Sebrae), das Embrapas, de órgãos de imprensa, membros do Conselho de Cultura e de Educação, da Diretoria Regional de Ensino, enfim de vários segmentos para que a sociedade são-carlense tenha total controle sobre a programação e os destinos da nossa TVE”, finalizou.

Florestan Fernandes Júnior ressaltou que a TVE São Carlos saiu na frente em termos de organização e formatação. “Várias TVs educativas agora estão se transformando em fundação para ganhar independência para realizar um trabalho digno de uma TV pública. E hoje aqui vejo que a TVE São Carlos já surge como fundação e com um conselho que vai garantir a ela autonomia. As matérias produzidas pela equipe de jornalismo da TVE São Carlos são muito boas, tanto que o Repórter Brasil, que é o jornal da rede, já está exibindo essas reportagens.”

Oswaldo Baptista Duarte Filho garantiu que a universidade tem interesse em firmar uma parceria com a TV. “Com certeza os nossos estudantes, sobretudo da Imagem e Som, vão querer estagiar na TVE São Carlos. Por outro lado os nossos professores poderão contribuir bastante na produção, bem como na parte técnica, já que temos pesquisadores que trabalham no desenvolvimento da TV digital. Sem dúvida vamos ter uma relação estreita com a TVE”, disse.

Glaucius Oliva também enfatizou que a USP vai andar de braços dados com a TV Educativa. “Temos muito material produzido em nossos estúdios, na própria USP, que terão a possibilidade de ser veiculados através da TVE. É um sucesso que a cidade de São Carlos certamente vai contribuir para o país. Ciência faz parte do dia-a-dia das pessoas, e a TV será nosso veículo de comunicação com a sociedade para levar ciência a todos”.

E para marcar a data de inauguração da sede da TVE, a Prefeitura, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promoveu, no período da tarde, no Teatro Florestan Fernandes, o debate “TV Pública: desafios e perspectivas em São Carlos e no Brasil”.

Midiateca e Cine São Carlos
A TVE foi instalada na parte superior do prédio onde antigamente funcionava o Cine Studio 1, adquirido pela Prefeitura no ano passado através de processo de desapropriação, no valor de R$ 700 mil, sendo que no local também será instalado, na parte térrea, o Centro Municipal de Audiovisual que abrigará a Midiateca Pública Municipal e o Cine São Carlos.

Para reformar e adequar o local para que fosse montada a sede da TVE, a Prefeitura investiu mais R$ 57.287,10 por meio de processo licitatório na modalidade carta-convite. No local foi construído um centro de produção para realização de telejornais e demais programas, e adequadas salas para a montagem de switcher (sala de corte e controle de áudio), ilhas de edição, produção de jornalismo, reunião de pauta e para a área administrativa. Também foram adquiridos equipamentos como câmeras, teleprompter, tripés, microfones, calhas de iluminação, monitores de TV, computadores, software original para edição, um veículo para reportagem e uma moto para a equipe de apoio.

(09/05/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos