» ESTUDANTE DA GUINÉ-BISSAU FAZ PALESTRA EM EMEB PDF Imprimir E-mail



A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Professora Dalila Galli”, no bairro Jockey Clube, está colocando em prática a Lei Federal nº 11.465/08, sancionada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Para isso, a escola municipal criou o projeto Curiosidades, idealizado pela professora de História, Solange Aparecida Trinta.

A proposta é oferecer palestras aos estudantes abordando diferentes temas dentro da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Na quinta-feira, o poeta, escritor, sociólogo e doutorando em Ciências Políticas na UFSCar, Rui Jorge Semedo, esteve na escola para proferir uma palestra aos alunos de 5ª e 6ª série sobre suas experiências no Brasil.

Semedo é da Guiné-Bissau, na África, e há seis anos mora no Brasil. Sendo que quatro anos ele passou em Roraima, onde se licenciou em Ciências Sociais, e há dois anos está em São Carlos cursando o doutorado. Ele falou um pouco sobre o seu país natal que, assim como o Brasil, foi uma colônia de Portugal e faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Semedo também contou aos alunos sobre as diferenças étnico-raciais nos dois países.

Após a palestra, abriu-se espaço para as perguntas dos estudantes que tiveram a oportunidade de saber mais sobre as diferenças entre o Brasil e a África, a cultura envolvendo comida, roupas, língua e outras curiosidades.

Os alunos de 7ª e 8ª também poderão conhecer um pouco mais da história da Guiné-Bissau e das vivências de Rui Jorge Semedo no Brasil. Nesta sexta, dia 9, a partir das 7h30, haverá outra palestra do guineense. “O projeto Curiosidades tem dado muito certo. Ele contou com a colaboração da professora Regina Melchiades, atualmente afastada e trabalhando na UFSCar, Maria José de Oliveira Nino Vanzo e do coordenador pedagógico Evair Caporasso Boni. A nossa próxima palestra será sobre o índio”, informou a diretora da EMEB, Maria das Graças dos Reis.

(08/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos