» SEDE DA TV EDUCATIVA SERÁ INAUGURADA NESTA SEXTA PDF Imprimir E-mail


O prefeito Newton Lima inaugura nesta sexta, dia 9, às 9h, a sede da TV Educativa (TVE São Carlos), localizada na rua Major José Inácio, 2.154, no centro, no prédio onde funcionava o Cine Stúdio 1. A Prefeitura adquiriu o prédio do antigo cinema através de processo de desapropriação no valor de R$ 700 mil. No local, além da TVE, também será instalado o Centro Municipal de Audiovisual, que abrigará a Midiateca Pública Municipal e o Cine São Carlos.

A TVE São Carlos vai funcionar no piso superior do prédio, onde foi construído um estúdio para produção de telejornais e programas, montadas switcher (sala de corte e controle de áudio) e ilhas de edição, além de adequação de salas para produção de jornalismo, reunião de pauta e para área administrativa. As obras de reforma da parte superior do prédio foram feitas por meio de licitação na modalidade carta-convite (Convite de Preços Nº 040/2007) e custaram R$ 57.287,10 aos cofres públicos.

A TV Educativa é uma das quatro modalidades de TV pública – as outras três são: comunitária, universitária e legislativa – e deve obedecer a um marco regulatório que restringe sua programação à veiculação de produções que, como sugere o nome, promovam educação, cultura e cidadania. Deve, portanto, enxergar o público como cidadão e não como consumidor.

Histórico
A TVE São Carlos é uma concessão do Ministério das Comunicações à Prefeitura por intermédio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), que é concessionária do Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, com fins exclusivamente educativos na cidade de São Carlos, conforme Decreto Legislativo nº 886/2004. Em 5 de novembro de 2006 a TVE São Carlos entrou no ar repetindo a programação da então TVE do Rio de Janeiro – atualmente TV Brasil.

Já em dezembro do mesmo ano, a Câmara Municipal aprovou a lei que criou a estrutura administrativa da TV. Em julho de 2007 começou a operar sua primeira hora de programação genuinamente local pelo canal 48 E (UHF), em sinal aberto, e canal 11 pela NET São Carlos. De segunda a sexta, às 19h30, abrindo a grade de programação local, é apresentado o Informativo TVE São Carlos. Na seqüência, a TVE abre espaço, também, para a exibição de produções independentes. E terças e quintas, das 12h às 13h, o espaço é destinado ao esporte.

Debate
Para marcar a data de inauguração da sede, a TV Educativa de São Carlos, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, irá promover, a partir das 14h no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar, o debate “TV Pública: desafios e perspectivas em São Carlos e no Brasil”. Os debatedores serão o jornalista Florestan Fernandes Jr., gerente regional de Jornalismo da TV Brasil, em São Paulo, e o professor Mauro D’Addio da Silva, do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar.

A mediação desse debate, aberto ao público em geral, será feita pelo jornalista Marcos Schmidt, superintendente executivo da TVE São Carlos. “O que pretendemos, a partir de agora, é que o tema TV pública seja colocado na pauta de discussão dos cidadãos são-carlenses. Afinal de contas, se essa experiência já é sucesso em diversos países – como Inglaterra, Espanha, Itália, Estados Unidos, Canadá e Japão –, é improvável que não dê certo aqui no Brasil e, particularmente, em São Carlos”, afirmou Schmidt.

(08/05/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos