» SÃO CARLOS SEDIA CARAVANA REGIONAL DO EMPREENDEDORISMO PDF Imprimir E-mail

A partir das 9h desta sexta, dia 9, no Quality Hotel Anacã, será realizado o seminário “Caravana do Empreendedorismo – O Microcrédito como Instrumento do Desenvolvimento Local e Mudança Social”, que tem por objetivo esclarecer as principais dúvidas dos profissionais ligados direta e indiretamente às atividades do Banco do Povo Paulista (BPP). O evento termina às 16h30 e é aberto a interessados.

Esta atividade será promovida pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e pela Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam). “Como difusora do conhecimento, nossa cidade se sente orgulhosa em sediar um trabalho desta magnitude, em que desenvolver novas técnicas de microempreendedorismo é uma das prioridades do governo Newton Lima”, elogia o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal.

Estarão presentes neste encontro membros do Banco do Povo de 26 unidades da região Central, cuja finalidade é fomentar um valioso espaço para a reflexão de resultados locais e a elaboração de um minucioso programa de desenvolvimento sustentável, através do intercâmbio de experiências e um rico debate.

Outra proposta é aprimorar a gestão do sistema de concessão de crédito popular aos microempreendimentos dos setores formal e informal. “É fundamental o fortalecimento dos integrantes deste banco, tendo como base o desenvolvimento socioeconômico do município, sua articulação com os gestores públicos e com os atores sociais”, enfatiza o diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária, Reinaldo Sorbille.

Geração de renda
O principal papel do microcrédito é estimular o desenvolvimento econômico e social propiciando a geração de novos postos de trabalho e aumento de renda. No Brasil, a primeira iniciativa de concessão de microcrédito foi introduzida em 1973 pela União Nordestina de Assistência a Pequenas Organizações. Em 1997, o governo do Estado de São Paulo criou o Fundo de Investimento de Crédito Produtivo Popular, conhecido popularmente como Banco do Povo Paulista (BPP).

Para descentralizar o sistema de administração são formadas parcerias com as prefeituras e o Banco Nossa Caixa. “Em parceria com o Estado nós formatamos nosso Banco do Povo em 2002, e já atingimos a terceira colocação no ranking de produtividade entre os municípios com até 400 mil habitantes”, destaca o vice Leal. “O agente de crédito deve estar voltado para a transformação social e harmonia do empreendimento, sendo que o tomador de empréstimo precisa de estímulo para o sucesso de seu negócio”, complementa.

(07/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos