» PREFEITO PARTICIPA DA AULA INAUGURAL DO CURSO DE MÚSICA PDF Imprimir E-mail



Cerca de 190 professores da rede municipal de ensino começaram na noite de terça, dia 6, o curso de música promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Fundação Educacional São Carlos (FESC) e Escola Municipal de Governo. A aula inaugural foi proferida pelo prefeito Newton Lima na escola estadual Jesuíno de Arruda, espaço que a Diretoria Regional de Ensino cedeu para a realização do curso.

Também participaram do evento o vice-prefeito, Emerson Leal, o secretário de Educação e Cultura, Ramez Atique, a diretora-presidente da FESC, Elizabeth Martucci, o reitor da UFSCar, Oswaldo Baptista Duarte Filho, e as coordenadoras pedagógicas da UFSCar, Ilza Zenker Leme Joly e Jane Borges. O curso faz parte do projeto Música em Movimento, desenvolvido desde 2007 pela Secretaria de Educação e Cultura, que capacita professores da rede municipal para aplicarem educação musical nas escolas.

“Este projeto se iniciou no ano passado em uma grande parceria com a Universidade Federal de São Carlos e neste ano a Fundação Educacional entra para ajudar a administrar e desenvolver o projeto por meio da Escola Municipal de Governo, que é um programa voltado à capacitação permanente do servidor público municipal e dos nossos agentes sociais”, explica Elizabeth Martucci.

No ano passado, 160 educadores participaram do primeiro módulo do curso que terá continuidade este ano. Após a capacitação, os professores receberam um CD para ser utilizado nas salas de aula. A previsão para este ano é que o curso abra 560 vagas. Também será produzido um material didático impresso e audiovisual para todas as unidades escolares da rede municipal e os professores dos módulos I e II do curso.

“É preciso lembrar que este curso está acontecendo por conta do trabalho e da sensibilidade da ex-secretária de Educação e Cultura, Géria Montanari, que deu início a esse importante projeto. Também temos que agradecer o diretor da escola Jesuíno de Arruda, Marcos Terra, que cedeu o espaço na escola”, ressaltou Ramez Atique.

Trabalho conjunto
O reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho frisou que a UFSCar tem uma tradição de fazer parcerias, principalmente com a Prefeitura depois que o prefeito Newton Lima assumiu o governo da cidade. “Essa parceria é especial porque ela dará qualificação aos professores da rede municipal, que utilizarão a música como instrumento de ensino para os alunos”.

Durante a exposição da aula inaugural, o prefeito falou da continuidade da cadeia educacional. “Precisamos trabalhar a educação desde o recém-nascido de quatro meses, pré-escolar até o doutorando, e o ensino tecnológico para melhorar o desenvolvimento educacional da cidade”.
Ele destacou as parcerias feitas com a Universidade Federal, que têm gerado mais oportunidades de ensino para São Carlos, como a instalação do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo), que está com as inscrições abertas para o vestibular e oferecerá 80 vagas para o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O prefeito também citou as vagas criadas pelo pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em São Carlos, programa desenvolvido pelo Ministério da Educação, UFSCar e Prefeitura, que oferece cursos de Pedagogia, Sistemas de Informação e Educação Musical semipresenciais.

(07/05/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos