» BANCO DO POVO PDF Imprimir E-mail


Boa classificação em ranking estadual.

SÃO CARLOS FICOU EM 3º LUGAR EM RANKING SOBRE PRODUTIVIDADE

O Banco do Povo de São Carlos, subordinado ao Departamento de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, registrou ao final do primeiro trimestre deste ano a liberação de 37 créditos. Este processo permitiu a circulação total de R$ 122.591,00, cujos índices colocaram São Carlos na terceira colocação no ranking de produtividade entre as cidades com população de 180 a 250 mil habitantes, ficando em quarto lugar no quadro comparativo de 200 a 400 mil habitantes.

“Este fluxo de dinheiro circulante é muito importante para a vitalidade da economia são-carlense, devendo gerar conseqüentemente cerca de 25 novos postos de trabalho”, analisa o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal.

Instalado em janeiro de 2002, o Banco do Povo conseguiu gerar cerca de 330 novos empregos. Neste período de seis anos foram liberados 861 créditos, circulando o total de R$ 2.451.000,00. Este modelo de financiamento é destinado para aquisição de maquinários ou equipamentos que servem de alavanca para o crescimento de micro e pequeno empreendedores, que atuam tanto no mercado formal quanto informal.

Os produtos mais comprados com o empréstimo deste banco foram máquina de costura, macaco hidráulico, retífica de motores, aparelho de ar-condicionado e computador. “Além dos maquinários, este sistema também é utilizado para a manutenção do capital de giro e aumento de estoque”, complementa o diretor do Departamento de Economia Solidária, Reinaldo Sorbille.

Clientela feminina e informal
O perfil dos clientes que utilizam os recursos financeiros do Banco do Povo é formado por 60% de mulheres, sendo que 81% operam no mercado da informalidade. Cobrando uma taxa de juros de 1% ao mês, este empréstimo é dividido em 18 parcelas iguais para a aquisição de materiais, sendo seis para capital de giro.

Outro diferencial são os cursos de capacitação profissional, oferecidos para todos os clientes. A proposta é orientar e determinar os caminhos necessários para o sucesso comercial e a consolidação administrativa do empreendimento. “Nossa principal meta é incentivar a regularização e formalização das empresas perante os órgãos públicos municipal, estadual e federal”, enfatiza do chefe de Divisão do Banco do Povo, Hilário Apolinário de Oliveira.

(05/05/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos