» JOGOS REGIONAIS DO IDOSO COMEÇAM NA PRÓXIMA SEMANA PDF Imprimir E-mail



Neste ano, 49 atletas de São Carlos vão participar da 12ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), que acontece em Jaboticabal entre os dias 7 e 10 de maio. A saída dos atletas está marcada para o dia 6, em frente ao novo Paço Municipal. Com coordenação da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e da Secretaria Municipal de Esportes, os competidores treinam no Centro Comunitário “Vera Lúcia Pilla” e no Ginásio “Hugo Dorfeld”. Eles se preparam para participar das provas e competir com cerca de 3 mil atletas de 54 cidades da região.

Os atletas participam em 10 modalidades adaptadas para o idoso, como vôlei, dança, dama, dominó, buraco, malha, entre outras. “As três primeiras cidades classificadas em cada modalidade irão disputar os Jogos Estaduais do Idoso, que acontecem em junho em São José dos Campos” explicou o professor João Carlos Vieira. Nilva Helena Rodolfo Rodrigues, coordenadora do Centro Comunitário “Vera Lúcia Pilla” e professora que ensaia as coreografias, explicou que esse ano o tema da coreografia vai falar sobre “certo e errado”. “A melodia da dança é de valsa, e nós queremos questionar os juízes quanto ao certo e o errado. O que é certo e errado para dançar uma valsa? O que realmente importa é você sentir a música e ser feliz”, explica.

Maria Lucia de Carvalho Gonzalez, de 61 anos, no Jori pela primeira vez, disse que é uma emoção muito grande participar dos jogos por meio da dança. “Essas atividades fazem muito bem para mim. Antes eu ficava em casa sem fazer nada, vendo a vida passar, agora não deixo a vida passar em branco”. Já Eliza Gonçalvez Papa, 73 anos, joga dama, e em 2007 ficou em 1° lugar em Ribeirão Preto e em 2° lugar no Estadual, que ocorreu na Praia Grande. “Estou bem preparada para disputar os jogos, mas sei que esse ano vai ser mais difícil, pois as concorrentes estão mais fortes”, ressalta.

Nilva explicou que o local atende cerca de 250 idosos em várias atividades como vôlei feminino e masculino, musculação, pintura, dança, bordados, entre outras. “Nossa intenção é ampliar cada vez mais o número de participantes das atividades do centro comunitário. O fato de a pessoa ser idosa não é de forma nenhuma um empecilho para a prática de atividades físicas. Isso somente requer uma adaptação ao esporte oferecido”, salientou.

O Centro Comunitário “Vera Lúcia Pilla”, localizado na rua Joaquim Inácio de Morais, 370, na Vila Irene, promove atividades de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone 3368-4808.

(30/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos