» CURSO FORMA FACILITADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PDF Imprimir E-mail





O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Escola Municipal de Governo (EMG), realizou durante toda a última quinta, dia 24, na sede do Ítalo Brasileiro, o 2º Presencial do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente. Participaram trabalhadores das Administrações Regionais de Saúde (ARES), EMG, Centro Municipal de Especialidades (CEME) e de diversas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família.

O curso é uma estratégia de fomento da política de educação permanente, e busca instrumentalizar profissionais para facilitar os processos de reflexão da prática no cotidiano dos serviços de saúde. Tem como público-alvo diversos profissionais que atuam no Sistema Municipal de Saúde com concepção e o planejamento pedagógico que permite contribuir para a construção de cenários que propiciem a reflexão permanente das equipes de saúde sobre suas práticas, ampliação de capacidades, de atenção, de gestão, participação social e de formação em sistemas locais de saúde.

A avaliação do aluno é realizada durante o processo, considerando-se: participação nos encontros presenciais, coerência, fundamentação, capacidade de argumentação, capacidade de análise crítica da realidade de trabalho/aprendizado, realização das atividades de avaliação das unidades. Na prática, a formação dos facilitadores trará benefícios não só ao trabalho em equipe dos profissionais de saúde, mas também ao usuário do sistema, que terá um atendimento mais humanizado e resolutivo.

Para a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Marilda Siriani de Oliveira, o curso representa uma “ação pedagógica importante no sentido de construirmos na cidade um sistema de saúde que capacite permanentemente os profissionais de saúde da Atenção Básica, de Especialidades e Pronto Atendimento, ampliando as capacidades de se prestar serviço em saúde com atenção voltada para as reais necessidades dos usuários do SUS. Pretendemos encerrar o processo de formação com 40 facilitadores de educação permanente”.

(25/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos