» TURISMO: SÃO CARLOS INSERIDA NO CALENDÁRIO ESTADUAL PDF Imprimir E-mail



Em intensivos contatos com a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, a Prefeitura em parceria com a Chapada Guarani conseguiu participação em vários eventos do calendário paulista, que irão auxiliar os municípios da região Central a divulgar, promover e vender seus principais pontos turísticos.

Nos mês de junho, a cidade participará de dois Salões de Turismo em São Paulo, sendo um de abrangência estadual e outro nacional. Em agosto está prevista a presença na 10ª Feira Nacional dos Agentes de Viagens em Ribeirão Preto, sendo que no mês de setembro acontecerá a Adventure Sports Fair em São Paulo. “Estas exposições são de suma importância para o crescimento do nosso turismo, pois além de captar visitantes conecta negócios com diversas agências, que inserem nossa região em seus roteiros”, analisa o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo.

Com a finalidade de capacitar e mobilizar os agentes turísticos do estado, São Carlos também conquistou a realização de uma aula presencial do recém-criado curso “Turismo: Políticas Públicas, Planejamento e Capacidade de Gestão”. Direcionado para a implantação de um Programa de Regionalização do Turismo Paulista, este curso será ministrado pelo professor doutor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Mário Carlos Beni, que também é membro do Conselho Nacional de Turismo e do Comitê de Ética da Organização Mundial do Turismo. “Como esta programação será a distância, cada Prefeitura obteve direito a duas vagas, onde conseguiremos inscrever até cinco pessoas”, informa o diretor.

Divulgação
Outra reivindicação residiu no apoio para a impressão de um novo material gráfico sobre os pontos atrativos da Capital da Tecnologia, que pretende ser voltado especificamente para os operadores de turismo, agentes de viagem e público externo. Atualmente, o Departamento de Turismo está desenvolvendo uma criativa campanha publicitária para divulgar a cidade.

O plano de mídia englobou a instalação de cinco mil cartões circulô em estratégicos estabelecimentos comerciais (bares, cafés, restaurantes, padarias, hotéis, locadoras de vídeo e universidades), distribuição de 20 mil folhetos nos semáforos com maior fluxo de veículos e anúncio em busdoor (no vidro dos ônibus). A idéia é sugerir ao cidadão que acesse o endereço eletrônico www.visitesaocarlos.com.br e conheça as principais características do município, entre elas opções de diversão, lazer, cultura, gastronomia, comércio, calendário de eventos, banco de dados, hotéis, agências de viagem, organizadores de eventos, guias de turismo e outros.

“Nosso material atual conquistou uma excelente repercussão entre os turistas, por isso aspiramos mais investimentos para outros trabalhos promocionais”, resume Azevedo.

Prestando contas
A 3ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo (Comunitur) apresentou uma avaliação sobre as atividades desenvolvidas durante o 2º Salão de Turismo realizado na praça de eventos do Shopping Iguatemi. Os conselheiros verificaram o sucesso da programação, que recebeu 12 mil visitantes e divulgou 350 empresas de 11 municípios da região Central.

Em seguida, o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, proferiu uma palestra sobre a implantação de parques lineares expondo todos os pontos que estão sendo executados para a construção do Boulevard São Carlos. Todas as atas e documentos das reuniões do Comunitur podem ser acessados através do site www.visitesaocarlos.com.br. “Este modelo de transparência segue uma determinação do prefeito Newton em integrar toda a comunidade para o desenvolvimento de novos projetos, que possam potencializar o crescimento de nosso turismo”, destaca o diretor Azevedo.

(24/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos