» CIDADES EDUCADORAS PDF Imprimir E-mail


Cinco projetos de São Carlos foram selecionados.

TODOS SERÃO EXIBIDOS EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Cinco projetos de São Carlos foram escolhidos para serem exibidos durante o X Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em São Paulo, que começa nesta quinta, dia 24, e vai até sábado, dia 26. Os trabalhos são da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e serão apresentados ao lado de experiências inovadoras e bem-sucedidas de 13 países: Brasil, Espanha, França, Itália, Argentina, Chile, Finlândia, Portugal, Alemanha, Uruguai, México, Colômbia e Coréia do Sul.

“Escola Nossa”, “São Carlos de todos nós: educação para preservação”, “Direito à Diversidade”, “Música em movimento: a incorporação da arte no cotidiano escolar” e “A gestão democrática da escola pública e o conselho de escola” são os cinco projetos de São Carlos no Congresso, que será realizado pela primeira vez em uma cidade da América Latina.

“A nossa participação no Congresso será para fazer uma divulgação dos projetos que São Carlos tem desenvolvido, tanto na educação e cultura como em outras áreas, para se tornar uma cidade educadora”, afirma a assessora de Educação Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Regina Conceição, que irá participar do Congresso.

O Brasil teve 99 projetos selecionados de 34 cidades. Além de São Carlos, serão representadas no Congresso São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Vitória, Recife, Dourados, Santo André, Buri, Benjamin Constant, Catanduva, Niterói, Jequié, Iguaba Grande, Mogi Mirim, Esteio, Descalvado, Sorocaba, Carmo da Cachoeira, Montes Claros, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Batatais, São Sebastião da Grama, Gravataí, Governador Valadares, Paraguaçu Paulista, Ourinhos, Itatiba, Itanhaém, São José do Rio Preto, Sud Mennucci e Santarém.

O X Congresso Internacional de Cidades Educadoras é uma iniciativa da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) que conta com mais de 300 cidades de 36 países, representadas por seus governos locais que assumem os princípios da Carta das Cidades Educadoras e se unem para trabalhar em projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida da população. A Prefeitura de São Carlos formalizou a adesão à Associação em 2005.

O movimento das cidades educadoras prevê o trabalho conjunto de todas as associadas visando transformar os espaços das cidades em locais em que os seus habitantes possam aprender, trabalhando conjuntamente para que o município proporcione aprendizado além das salas de aula. Voltado a gestores públicos, o Congresso é uma oportunidade para apreender experiências que podem ser aplicadas em diversos locais.

Projetos
- Projeto São Carlos de Todos Nós: Desenvolvido em parceria com a Fundação Pró-Memória em escolas municipais de educação básica, possibilita que os alunos façam duas visitas escolares ao ano, a diversos espaços educadores do município e arredores.

- Escola Nossa: Abre o espaço da escola aos finais de semana atuando diretamente com adolescentes, a comunidade escolar e a comunidade em geral. As atividades são desenvolvidas através de oficinas culturais, esportivas e de lazer.

- Direito à Diversidade: Este projeto inclui as ações da Secretaria Municipal de Educação para inclusão de estudantes portadores de necessidades especiais.

- A gestão democrática da escola pública e o conselho de escola: Trata da capacitação dos conselheiros de escola municipais promovida pela Prefeitura em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

- Música em movimento, a incorporação da arte no cotidiano escolar: Desenvolvido em parceria com a UFSCar, o projeto capacita professores da rede municipal de ensino para educarem por meio da linguagem musical.

(24/04/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos