» PARQUE ECOLÓGICO PDF Imprimir E-mail

Serpente urutu cruzeiro reproduz em cativeiro.



NASCERAM DEZ FILHOTES DA ESPÉCIE

A equipe veterinária do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna”, da Prefeitura, efetuou a reprodução de dez filhotes da espécie de serpente urutu cruzeiro (Bothrps alternatus). Foi a primeira vez que a reprodução aconteceu em cativeiro. Além de preservar uma espécie que está ameaçada de extinção no Estado de São Paulo, este projeto permite a produção de soros antiofídicos nos principais centros de pesquisas do país.

“As serpentes despertam repulsa na sociedade, mas poucos sabem o quanto elas são importantes para o equilíbrio ambiental”, observa o administrador do Parque Ecológico, Fernando Magnani. “Como maior predadora dos ratos, esta cobra é uma das principais responsável pela alta colheita de arroz e cereais, reduzindo consideravelmente a fome no mundo”, complementa.

A urutu é uma serpente da família das jararacas, que tem em torno da sua figura muitos relatos de lendas e mitos. Sua principal característica é o tamanho, que varia de 1,20 a 1,60 m, com uma espessura bastante grossa. Ao longo do corpo, possui desenhos que se assemelham a uma ferradura ou à letra C invertida, sendo que a forma do alto de sua cabeça tem a aparência de um Y invertido.

Possui hábitos crepusculares e noturnos, mas sua visão não é muito útil. Para localizar a presa através do calor do corpo dela. Possui um veneno mortal, que destrói todo o tecido muscular da vítima. , alimenta-se de roedores. Seu habitat é o campo aberto, brejo ou área pedregosa. “A expressão ‘se não mata, aleija’ vem da ação desta cobra, que é muito temida pelos sertanejos”, descreve o biólogo.

Visitação
Esses filhotes estão recebendo todos os cuidados necessários no berçário – os adultos são expostos no serpentário. Com entrada gratuita, o Parque Ecológico está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, ao lado do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O horário de visitas é das 8h às 16h30, de terça a domingo. No local, há lanchonete, áreas de contemplação, hospital veterinário e loja de souvenirs. “Nossa estrutura está preparada e adequada para receber as famílias, os amantes da natureza, os estudantes de Biologia e pesquisadores em geral”, finaliza Magnani.

(23/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos