» PROGRAMA SEGUNDO TEMPO É LANÇADO NO SALESIANOS SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail



O prefeito Newton Lima, acompanhado dos secretários Gilson Muniz (Infância e Juventude) e Ramez Atique (Educação e Cultura), esteve no sábado, dia 19, no Salesianos São Carlos, prestigiando o lançamento do programa Segundo Tempo, programa desenvolvido pelo Ministério do Esporte que tem como objetivo principal democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social.

Em São Carlos, o programa vai atender aproximadamente 800 crianças e adolescentes que já participam de projetos locais coordenados pelos Salesianos. “Atendemos crianças e adolescentes incluídos nos programas Vida Melhor (Provim) de São Carlos e Araraquara, das Escolinhas de Futebol, do projeto Nosso Amigo e os que estão nas medidas socioeducativas em meio aberto, ou seja, na Liberdade Assistida (LA) e na Semi-Liberdade”, explicou padre Agnaldo Soares de Lima, diretor do Salesianos e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Carlos.

Além de repassar o valor mensal de R$ 9.600,00 ao Salesianos São Carlos para a alimentação desses jovens, o Ministério do Esporte também envia todo o material para as práticas esportivas. São repassadas 10 bolas de cada uma das modalidades oferecidas (voleibol, basquetebol, handebol, futsal e futebol de campo), um par de redes de cada modalidade para cada 200 alunos e uma camiseta para cada aluno cadastrado. O ministério também faz o pagamento, por meio de bolsas, aos monitores do programa. A carga horária das atividades é distribuída em dois turnos, manhã e tarde, e deve permitir a cada aluno no mínimo duas e no máximo quatro horas de atividade diária, três vezes por semana.

Para o secretário de Infância e Juventude, Gilson Muniz, o programa tem grande importância no combate às desigualdades e proporciona a esperança de um futuro melhor. “Além de mudar para melhor a vida dessas crianças, também atinge as pessoas que participam de seu dia-a-dia e os parceiros locais que colaboram de diversas formas”.

O prefeito Newton Lima enalteceu o trabalho que o ministro Orlando Silva vem realizando no sentido de democratizar o esporte. “O Segundo Tempo é mais uma ferramenta do governo federal para a inclusão social de crianças e adolescentes de todo o país, que vivem em vulnerabilidade social. Através da democratização do esporte, os menores são incluídos na comunidade”, ressaltou.

(23/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos