» ANIVERSÁRIO PDF Imprimir E-mail

Mercado Municipal comemora 40 anos de história.





O PRÉDIO FOI INAUGURADO EM 21 DE ABRIL DE 1968

Para comemorar os 40 anos do Mercado Municipal “Antonio Massei”, a Prefeitura, através do Departamento de Cultura, programou para este sábado, dia 19, a partir das 10h30, dentro do projeto Mercado das Artes, um grande show musical com o Grupo de Pagode Mania da Gente. E atendendo a uma reivindicação dos condôminos, a Prefeitura também vai fará a entrega de mais uma benfeitoria: os novos sanitários. Foram investidos R$ 64,5 mil com a construção de dois novos blocos de sanitários (masculino/feminino) com adaptação para deficientes físicos, torneiras com fechamento automático e sistema de exaustão, totalizando assim 16 sanitários.

Nos 149 boxes do Mercado Municipal, que abrigam cerca de 70 lojas, é possível encontrar roupas, aviamentos, sapatarias, óticas, relojoarias, açougues, peixaria, cerealistas, bebidas importadas, tabacarias, floricultura, bares e lanchonetes, bombonieres, casas lotéricas, agência de turismo, box da Agricultura Familiar vinculado ao Programa Fome Zero do governo federal, artesanato, posto de atendimento à população do SAAE e muitas outras lojas que oferecem uma variedade imensa de produtos. Comércio que atende a necessidade de todas as classes sociais e que tem uma freqüência média de 2.500 pessoas por dia.

A administração é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com um condomínio mantido através de contribuição mensal para a manutenção do prédio. Em muitas cidades, o Mercado Municipal é uma referência turística e até arquitetônica. Em São Carlos, apesar de o prédio não possuir traços arquitetônicos de nenhum estilo específico, a importância histórica e a localização se destacam. Ninguém se refere ao centro da cidade sem remeter ao prédio do Mercado. Ele possui uma área de 4.526,48 m2 muito valorizada, proporcionando também a valorização de todo o comércio ao seu redor e fomentando a cultura e a tradição da cidade.

“Embora o Mercado seja um patrimônio histórico-cultural do município, não se comemorava o aniversário de inauguração do prédio atual, mas desde a primeira administração do prefeito Newton Lima, o dia 21 de abril passou a fazer parte do calendário da cidade, integrado à Festa do Clima”, comentou Landerson Batista, chefe de Divisão do Mercado.

Intervenções
A Prefeitura, desde 2001, vem realizando uma série de intervenções na região do Mercado Municipal. Além da transferência dos vendedores ambulantes para a Praça do Comércio, outras importantes realizações foram as obras de contenção às enchentes, a construção da Praça Maria Apparecida Resitano, defronte ao Mercado, e a execução do projeto de segurança contra incêndio. Também foram trocadas 150 telhas que estavam danificadas.

“Conquistas também no que se refere a manter o Mercado como ponto de encontro da comunidade. A Prefeitura, através do Departamento de Artes e Cultura, realiza todos os sábados pela manhã o projeto Mercado das Artes. Na praça são realizados shows com artistas da cidade, valorizando a cultura local e a região. Em 2007, ano do sesquicentenário de São Carlos, sete das oito edições da Festa das Nações foram realizadas no local. Hoje também os grandes shows musicais da Festa do Clima são realizados na Praça do Mercado. Essas melhorias, aliadas à segurança, acessibilidade, fácil estacionamento, além do ambiente limpo e arejado, fazem com que o Mercado seja incluído no mapa turístico da cidade como centro comercial”, lembrou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Sérgio Dutra.

História
O primeiro prédio do Mercado Municipal foi construído por volta de 1903 para atender a necessidade de suprimentos dos viajantes que às margens do rio Gregório paravam para dar água aos cavalos e da população que formava a cidade naquele tempo, mas devido ao crescimento populacional de São Carlos, em 1907 foi construído o segundo bloco, substituído pelo atual em 21 de abril de 1968. Em 25 de fevereiro de 2000, o Mercado Municipal passa a ser denominado “Mercado Municipal Antônio Massei” em homenagem ao ex-prefeito responsável pela sua construção, que também foi servidor público municipal.

Em 2003, a Praça do Mercado recebeu o nome de Maria Apparecida Resitano em homenagem à comerciante que muito se empenhou em melhorar o Mercado Municipal, condômina que teve participação importante na inauguração do atual Mercado, falecida em 29 de janeiro de 2002, aos 69 anos de idade.

(18/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos