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Doze mil pessoas visitaram o 2º Salão Regional.




2ª EDIÇÃO FOCOU NA CAPACITAÇÃO DE GESTORES E APRESENTAÇÃO DE NOVAS TENDÊNCIAS

Ao encerrar suas atividades no domingo, dia 13, o 2º Salão Regional de Turismo registrou a presença de 12 mil pessoas, que puderam conhecer os principais pontos turísticos de 11 municípios da região Central. Os estandes foram montados na praça de eventos do Shopping Iguatemi, que também destinou um espaço para a realização do Seminário Regional de Turismo. Todo projeto de infra-estrutura e logística foi administrado pela Prefeitura e pelo São Carlos Convention Bureau Terras Altas, com patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP) e do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP).

“Na primeira edição, nossa preocupação foi divulgar o potencial turístico de nossa região, já a segunda edição explorou nichos de mercado, capacitou novos gestores e se firmou no calendário estadual, conseguindo trazer autoridades de expressão do setor turístico”, enfatiza o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo da Prefeitura de São Carlos, Emiliano Saran Azevedo.

Com um público 20% superior ao do ano passado, que registrou 10 mil pessoas, esta segunda edição envolveu 18 expositores que divulgaram as atividades de 350 empresas em diversos segmentos, entre eles hotéis, pousadas, agências de turismo, meios de transporte, restaurantes, bares, guias de turismo e artesãos. A principal meta das cidades participantes – Analândia, Araraquara, Brotas, Itirapina, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado, Dourado, Ibitinga, Torrinha e São Carlos – foi incentivar o desenvolvimento de uma estrutura turística regional competitiva, melhorando em contrapartida, o sistema receptivo e a integração entre os órgãos públicos e a iniciativa privada.

“Existe um empenho considerável em ativar este setor da economia, que favorecendo o setor comercial estimula a geração de empregos diretos e indiretos”, observa o chefe de Divisão de Turismo de Itirapina, Daniel Denichelis, que apresentou 12 atrativos em seu estande. “Este salão é nossa melhor oportunidade para divulgação de nossos principais pontos turísticos”, conclui o diretor de Turismo de Descalvado, Daniel Presta, que destacou o programa Caminho da Fé em seu esquema de divulgação.

Presenças Ilustres
Englobando a área de exposição e o seminário, o salão conseguiu atrair importantes autoridades do setor de turismo e das artes em geral. A solenidade de abertura contou com a participação da assessora da ministra do Turismo, Marta Suplicy, Elisabeth Sahão, e do presidente da Confederação Nacional de Turismo (CNTur), Nelson de Abreu Pinto.

Nos outros dias aconteceram as visitas do diretor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP), Paulo Arruda, e do presidente da Federação de Convention e Visitors Bureaux do Estado de São Paulo, Márcio Santiago. A Emissora Pioneira de Televisão (EPTV), afiliada da Rede Globo, lançou o DVD Sertão Paulista, contando com as presenças do maestro Luciano Filho, responsável pela trilha sonora, e do professor doutor do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), João Carlos Massarolo, um dos responsáveis pela produção do documentário.

Projeto Modelo
Em parceria com o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SINHORES), o prefeito Newton Lima assinou um protocolo de intenções para a criação da Escola de Hotelaria e Gastronomia. A Prefeitura será responsável pela construção deste centro de capacitação profissional (prazo de 90 dias), sendo que o sindicato recrutará 20 estudantes de Turismo, que serão treinados para ministrarem aulas de gastronomia, hotelaria, prestação de serviços e atendimento. Em todo o Estado de São Paulo existem apenas duas escolas modelos nesta área, sendo uma em São Paulo e outra em Botucatu.

Segundo dados do sindicato local, cerca de 70% da mão de obra que trabalha nos estabelecimentos hoteleiros e gastronômicos, não nasceram na cidade, comprovando a dificuldade em encontrar bons profissionais na região central. “Como difusora em diversas áreas do conhecimento, a Capital da Tecnologia não poderia deixar de dar uma atenção especial para o turismo, que serve de mola propulsora para diversas economias mundiais”, enfatizou o prefeito Newton Lima.

(16/04/08)
 
 

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