» BIBLIOTECAS PÚBLICAS PDF Imprimir E-mail

Em três anos, acervo cresceu 127%.


QUANTIDADE DE LIVROS PASSOU DE 44 MIL PARA 105 MIL

São Carlos possui atualmente 17 bibliotecas públicas, sendo oito comunitárias nas Escolas do Futuro, duas principais, duas distritais, quatro de apoio e uma especializada. Todas fazem parte do SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos), que gerencia os acervos. Quando o SIBI iniciou suas atividades em 2004, havia na cidade apenas três bibliotecas integradas.

No entanto, não foi somente a quantidade de bibliotecas que aumentou nos últimos anos em São Carlos; o acervo de livros também não pára de crescer. De 2005 a 2007, o número de livros nas bibliotecas públicas passou de 44.387 para 105.322, um acréscimo de 127% no acervo. “Estes números não significam que a gente adquiriu este acervo todo, mas a gente coletou e processou porque acervo sem coletar e processar não existe. Se o livro não está no banco de dados não tem como encontrá-lo”, explica a diretora do SIBI, Lourdes de Souza Moraes.

Ela ressalta que a Prefeitura tem realizado muitas compras de livros para abastecer as bibliotecas e que as doações também contribuem para ampliar o acervo. No final de março, a rede de supermercados Extra, do Grupo Pão de Açúcar, doou ao SIBI 85 caixas de livros arrecadados durante campanha promovida pelo grupo.

“Parte destas doações é incorporada ao nosso acervo, já que temos uma política de desenvolvimento de coleção, que inclui normas e diretrizes, para definir os livros que serão incorporados ao acervo, pois precisamos ter qualidade, não adianta termos apenas quantidade. Outra parte das doações é destinada ao projeto Barganha Book, que necessita de atualização de livros constante”, destaca a diretora do SIBI. O Barganha Book é uma feira de trocas na qual a pessoa pode levar um livro e trocar por outro que esteja na feira. O projeto acontece no último domingo do mês na Biblioteca Amadeu Amaral e no primeiro domingo na Biblioteca da Vila Prado, além das edições itinerantes.

O SIBI também está organizando acervos temáticos na Amadeu Amaral e em outros órgãos municipais. “Os acervos temáticos são muito interessantes, temos pronta a Sala Verde que é voltada para a educação ambiental, estamos organizando a Sala de Africanidades, que trata de etnia e a questão racial, e também o acervo sobre cooperativismo e desenvolvimento sustentável que está sendo organizado na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia”, detalha Claudete Cury Sacomano, chefe de Divisão de Política de Desenvolvimento de Coleções.

Juntamente com o aumento do acervo, o SIBI constatou o crescimento na circulação de pessoas nas bibliotecas e empréstimos de livros. No ano passado, as 17 bibliotecas públicas registraram 246.082 empréstimos de livros, 326.735 visitas e o cadastramento de 7.177 novos usuários. “Antes de 2001, a freqüência nas bibliotecas era de apenas 30 mil visitas, hoje este número cresceu mais de dez vezes”, exemplifica a diretora do SIBI.

Itinerante
Até o final do ano, o Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos irá implantar um projeto de acervo itinerante dentro do projeto Viagem na Leitura. Os livros não ficarão em bibliotecas, irão circular por CEMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), centros comunitários, CAPS-AD, entre outros locais.

Outra novidade será a conclusão do catálogo coletivo on-line e do sistema integrado de empréstimo. Hoje, cada biblioteca possui um servidor com seus bancos de dados. Com o catálogo on line haverá apenas um servidor que concentrará todos os bancos de dados disponibilizados na internet. “O cidadão poderá acessar a internet e procurar um livro e verificar todas as bibliotecas que possuem o livro, a disponibilidade, qual é a mais próxima de sua casa e ir retirá-lo. A devolução poderá ser em biblioteca diferente onde ocorreu o empréstimo porque o cidadão será usuário de todas as 17 bibliotecas”.



(11/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos