» SALÃO REGIONAL DE TURISMO PDF Imprimir E-mail

Durante o Seminário Regional de Turismo, realizado dentro da programação do 2º Salão Regional de Turismo, o prefeito Newton Lima assinou um protocolo de intenções para a criação da Escola de Hotelaria e Gastronomia. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura, que será responsável pela construção do local, e o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, que fará o recrutamento e treinamento de estudantes do curso de Turismo para que ministrarem aulas de gastronomia, hotelaria, prestação de serviços e atendimento. O Salão pode ser visitado até domingo, dia 13, na praça de eventos do Shopping Iguatemi. A entrada é gratuita.




SALÃO EXPÕE ATRATIVOS E LANÇA ESCOLA DE HOTELARIA

O 2º Salão Regional de Turismo foi aberto na noite de quinta, dia 10, na praça de eventos do Shopping Iguatemi. Com o apoio do São Carlos Convention Bureau Terras Altas e patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP) e do Centro Universitário Central Paulista (Unicep), a solenidade de abertura registrou a presença da assessora do Ministério do Turismo, Elisabeth Sahão (representando a ministra Marta Suplicy); do diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo (representando o prefeito Newton Lima); da vereadora Silvana Donatti (representando o presidente da Câmara, vereador Edson Fermiano); do presidente da Confederação Nacional de Turismo (CNTur), Nelson de Abreu Pinto; do presidente do Bureau Terras Altas e do Conselho Municipal de Turismo (Comunitur), Marcelo Eugênio da Paz; do presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SINHORES) de São Carlos, Domingos do Pinho, do gerente geral do Iguatemi, Aléssio Antonio Bergonzi; e do gerente regional do Sebrae, Fábio Ângelo Bonassi.

“É muito gratificante participar de um evento regional desta magnitude, pois demonstra que estes municípios estão afinados com a política do governo Lula, de potencializar o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico sustentável”, elogia Elisabeth. “Eu quero agradecer o prefeito Newton por sua visão de estadista em priorizar este setor da economia, conseguindo transformar São Carlos em referência nacional”, complementa Abreu Pinto.

Novas tendências
As atividades do Salão vão até domingo, dia 13, e até lá os organizadores esperam que 15 mil visitantes passem pelos estandes, número 50% superior ao registrado no ano passado. A proposta dos 17 expositores reside em incentivar o desenvolvimento de uma estrutura turística regional competitiva, melhorando em contrapartida o sistema receptivo destas cidades por meio de mobilização do setor público e privado, estimulando a integração entre todos os segmentos.

O salão abrange 350 empresas do setor, entre hotéis, pousadas, agências de turismo, meios de transporte, restaurantes, bares, guias de turismo e artesãos, dos municípios de Analândia, Araraquara, Brotas, Itirapina, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado, Dourado, Ibitinga, Torrinha e São Carlos. Com entrada gratuita, a programação envolve seminários, workshops, palestras e debates, expondo as seguintes atividades: esporte radical, tecnologia, agronegócios, natureza, bordado, cerâmica, artesanato, fazendas históricas e museus.

Além de visitar os estandes, os interessados poderão realizar uma escalada vertical indoor, com a presença de monitores e equipamentos de segurança. “Este intercâmbio de experiências entre as iniciativas pública e privada estimula a criação de novos negócios, gerando mais empregos e aumento de renda em toda região central”, observa Azevedo. “Cada município participante está expondo as características peculiares de seu folclore e costume”, completa.

Formação de profissionais
Nesta sexta, dia 11, aconteceu o Seminário Regional de Turismo, onde foram ministradas palestras demonstrando as novas tendências de mercado, inovações tecnológicas, oportunidades para abertura de novos negócios e dicas de empreendedorismo para a área de turismo. A EPTV Central, afiliada da Rede Globo, lançou o DVD Sertão Paulista, contando com a presença do maestro Luciano Filho, responsável pela trilha sonora. No início deste evento, o prefeito Newton Lima assinou um protocolo de intenções para a criação da Escola de Hotelaria e Gastronomia.

Em parceria com o SINHORES, a Prefeitura será responsável pela construção deste centro de capacitação profissional (prazo de 90 dias), sendo que o sindicato recrutará 20 estudantes de Turismo que serão treinados para ministrarem aulas de gastronomia, hotelaria, prestação de serviços e atendimento. Em todo Estado de São Paulo existem apenas duas escolas modelos nesta área, sendo uma em São Paulo e outra em Botucatu. “Como difusora em diversas áreas do conhecimento, nossa cidade não poderia deixar de dar uma atenção especial para este setor, que serve de mola propulsora para diversas economias mundiais”, enfatiza o prefeito. “Cerca de 70% da mão de obra que trabalha neste ramo não nasceu em São Carlos, o que comprova a dificuldade em encontrar bons profissionais nesta região”, explica Abreu Pinto.

Para este sábado, dia 12, está marcado o Encontro da Federação de Convention e Visitors Bureaux do Estado de São Paulo, cuja meta é fomentar o desenvolvimento econômico e social dos destinos turísticos. Esta reunião pretende promover e cultivar o inter-relacionamento das entidades associadas incentivando o intercâmbio de experiências e informações; diligenciar junto aos poderes públicos, apresentando-lhes alternativas e auxiliando na tomada de decisões que visem ao fomento do turismo; e exercer todas as atribuições civis garantidas por lei, respeitando de forma adequada os costumes de todas as regiões do Brasil. “Na primeira edição nossa preocupação era divulgar o potencial turístico de nossa região, sendo que a segunda propõe demonstrar nichos de mercado e capacitar novos gestores para este setor, que cresce em todo país”, conclui Azevedo.

(11/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos