» HOSPITAL-ESCOLA ATUALIZA EQUIPE NO ATENDIMENTO DE PARADA CARDÍACA PDF Imprimir E-mail


O Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” iniciou nesta semana um curso de atualização em “Reanimação Cardíaca” para Suporte Básico de Vida. A primeira etapa visa atualizar todos os profissionais de enfermagem, enfermeiros e técnicos de enfermagem, porém todos os profissionais do hospital devem passar pelo curso.

As equipes foram distribuídas em quatro turmas, sendo cada uma composta por cinco profissionais que participam das aulas em horários alternados ao do expediente de trabalho. A carga horária, para cada turma, é de nove horas em três dias. O protocolo para atendimento de parada cardíaca foi elaborado por professores do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e revisado pela enfermeira e coordenadora das equipes de referência do Hospital-Escola Municipal, Flávia Vernaschi Lima, que ministra o curso.

A elaboração do protocolo seguiu as orientações e modificações implantadas por organizações internacionais, norte-americana e européia, com base em evidências científicas e cujo consenso internacional ocorreu na Conferência Internacional de 2005. “Entre as principais modificações, no tratamento de parada cardiorrespiratória, está a diminuição nas interrupções das compressões torácicas entre os ciclos”, cita Flávia Vernaschi Lima. A coordenadora lembra que estas atualizações são importantes para uniformizar o atendimento.

Segundo ela, há várias evoluções ao longo dos anos, tanto na ciência médica como na tecnologia dos equipamentos. “No Hospital-Escola nós utilizamos, por exemplo, um aparelho desfibrilador mais avançado, com mais recursos tecnológicos, e a equipe precisa se atualizar”, lembra.

Cada turma é recepcionada pelo diretor-técnico do Hospital-Escola Municipal, Gilson Caleman, que faz um relato sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), sobre o modelo de gestão adotado pelo Brasil e sobre os objetivos da Prefeitura quando construiu o Hospital-Escola e iniciou, a partir de 2001, a implantação dos Programas de Saúde da Família.

(11/04/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos