» PROCON ORIENTA SOBRE MUDANÇAS NOS PLANOS DE SAÚDE PDF Imprimir E-mail

O Procon São Carlos, ligado à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, está orientando os consumidores sobre as novas mudanças nos planos de saúde que começaram a vigorar na última semana em todo o país. Os novos procedimentos valem para todos os planos contratados a partir de 1999, garantindo cirurgia e tratamentos não cobertos aos segurados.

Esses contratos passam a ter como cobertura seis consultas por ano de nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia e 12 consultas por ano de psicoterapia. Procedimentos para anticoncepção, como a inserção de DIU (inclusive o dispositivo), vasectomia e ligadura tubária, também passam a ter cobertura.

“Algumas dessas novas categorias de profissionais que podem ser consultados não estão listadas em muitos dos guias oferecidos pelas operadoras aos segurados. Nesses casos, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recomenda entrar em contato com a operadora do plano de saúde, que deverá indicar o profissional credenciado”, explica a coordenadora do Procon Lillia Maria Formigoni.

Os planos de saúde passam também a realizar procedimentos cirúrgicos por videolaparoscopia (apendicectomia, colecistectomia, biópsia, etc.), dermolipctomia para correção de abdome após tratamento de obesidade mórbida, remoção de pigmento de lente intraocular com yag laser (para evitar nova cirurgia para retirada de piguimentos após operação de catarata), mamotomia (biópsia de mama a vácuo, com um corte menor), tratamento cirúrgico de epilepsia, tratamento pré-natal das hidrocefalias e cistos cerebrais, e transplante de medula óssea.

Também serão feitos exames laboratoriais de análise de DNA para diversas doenças genéticas, Fator V Laiden, hepatite B, hepatite C, HIV, Dimero D e mamografia digital. “Se não houver profissionais da especialidade, o plano poderá oferecer reembolso à consulta feita com não-credenciados. Para os novos exames laboratoriais incluídos na legislação, mesmo os pedidos já feitos pelos médicos devem ser cobertos pelos planos de saúde. Nesses casos, no entanto, o profissional de saúde pode ter que emitir uma nova guia específica do plano”, disse Lillia.

Os consumidores que se sentirem lesados ou tiverem dúvidas podem procurar o Procon, localizado na rua D. Alexandrina, 1.190, centro. Para mais informações nos telefones 3362-1418 ou 3362-1419.

(07/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos