» TRANSPORTES PDF Imprimir E-mail

Na 52ª reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada em Niterói (RJ), o prefeito Newton Lima, na condição de secretário geral da FNP, participou de um debate com o ministro das cidades, Márcio Fortes, sobre transporte e mobilidade urbana. Newton Lima também levou ao debate as reivindicações dos administradores públicos, como o barateamento das tarifas de transporte urbano, melhoria na qualidade e agilidade nas propostas que buscam ampliar o acesso da população ao transporte coletivo.


Newton Lima ao lado do ministro Márcio Fortes.

PREFEITO DEBATE TRANSPORTE URBANO COM MINISTRO DAS CIDADES

O prefeito e secretário geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Newton Lima, participou nesta sexta, dia 4, de um debate com o ministro das Cidades Márcio Fortes acerca do transporte e da mobilidade urbana. As discussões fizeram parte da 52ª reunião da FNP, que começou na quinta, dia 3, em Niterói (RJ).

O prefeito de São Carlos foi escolhido para apresentar as reivindicações dos administradores públicos, como o barateamento das tarifas de transporte urbano, além de pedir agilidade nas propostas que ampliem o acesso da população – especialmente os trabalhadores – ao transporte coletivo, como também melhorar a sua qualidade para estimular a diminuição no uso do transporte individual, que vem provocando grandes congestionamentos nas médias e grandes cidades.

“Esse tema, inclusive, tem se tornado de profunda importância para discussão em função do aumento nas vendas de carros e motos decorrentes do crescimento econômico da política bem-sucedida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que transferiu milhões de brasileiros das classes D e E para a classe C”, acentuou o prefeito de São Carlos.

O ministro Márcio Fortes concordou com os argumentos do prefeito Newton Lima, comprometendo-se a incluir soluções para as questões apresentadas no âmbito do PAC da mobilidade urbana, que será lançado pelo presidente nos próximos meses. O ministro das Cidades também solicitou empenho político aos prefeitos para que o Congresso possa aprovar a lei de mobilidade urbana, que estabelece marcos regulatórios para o tema do transporte público. O projeto foi enviado pelo governo à Câmara em agosto do ano passado, aguardando a indicação de relator e início dos debates no Legislativo.

A reunião geral da FNP aconteceu em Niterói a convite do prefeito Godofredo Pinto. A frente é presidida pelo prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva, e tem aproximadamente 190 prefeituras filiadas em todo o País.

(04/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos