» PLANTIO TIJUCO PRETO PDF Imprimir E-mail

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil “Cônego Manoel Tobias” plantaram cerca de 300 mudas de diversas espécies nativas na nascente do córrego Tijuco Preto, em frente ao parque linear. O plantio está inserido no Programa Plantando o Futuro, complementando com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público do Meio Ambiente. A meta é recuperar o aspecto ambiental de 176 áreas anexas aos córregos do Monjolinho, Tijuco Preto e Gregório, englobando propostas de adequação viária, parques lineares e áreas de contemplação.





PREFEITURA JÁ PLANTOU CERCA DE 120 MIL MUDAS EM VÁRIOS PONTOS DO MUNICÍPIO

Na manhã desta quinta, dia 3, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) “Cônego Manoel Tobias” plantaram cerca de 300 mudas de diversas espécies nativas na nascente do córrego Tijuco Preto, em frente ao parque linear. Este evento está inserido no Programa Plantando o Futuro, complementando com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público do Meio Ambiente.

A meta é recuperar o aspecto ambiental de 176 áreas anexas aos córregos do Monjolinho, Tijuco Preto e Gregório, englobando propostas de adequação viária, parques lineares e áreas de contemplação. “Além de deixar esse espaço mais agradável e bonito, este exemplar ato de civilidade revitaliza o equilíbrio ambiental de nossa cidade, completamente abandonado em gestões anteriores”, comparou o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci.

Integrando as secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviços Públicos, Educação e Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, a Prefeitura já plantou cerca de 120 mil mudas em vários setores do município, tais como nas fazendas Jatobá (5 mil) e Santa Teresinha (25 mil), e nascentes dos córregos Monjolinho (20 mil), Espraiado (60 mil) e São Rafael (3 mil).

“Todas as obras que foram ou estão sendo realizadas seguem o cronograma correto para serem aprovadas nos órgãos competentes, como o DEPRN”, explica o diretor do Departamento de Política Ambiental, Paulo Mancini. “No passado, a Prefeitura derrubava matas e árvores sem a mínima preocupação com o impacto ambiental”, complementou.

Qualidade de vida
Situado entre as ruas Monteiro Lobato e Totó Leite numa área de 1.900 m², o Parque do Tijuco recebeu investimentos por volta de R$ 54 mil. Este novo espaço apresenta ciclovia, passeio de pedestres e locais próprios para atividades de lazer e esportes. Uma passarela permite a passagem de um lado para outro do córrego, que anteriormente era canalizado com tubos de concreto. Também foram implementadas seis bocas-de-lobo duplas, uma tripla e sete caixas de passagem.

Com a recuperação de quatro nascentes soterradas, o antigo canal foi destamponado e revitalizado com a aplicação de uma biomanta composta por serragem e sisal, implantada nas margens. Este material químico retém sementes e proporciona a remodelação da vegetação ciliar. O método garante a sustentação do solo e a vida do leito.

(03/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos