» MEIO AMBIENTE: SÃO CARLOS REPRESENTA REGIÃO EM CONFERÊNCIA NACIONAL PDF Imprimir E-mail


Emerson Leal e Paulo Mancini durante plantio.

O diretor do Departamento de Política Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Paulo Mancini, foi eleito um dos 76 delegados que participarão das mesas de trabalhos e discussões da III Conferência Nacional de Meio Ambiente, que será realizada no período de 7 a 11 de maio, em Brasília (DF).

Esse processo eleitoral aconteceu durante a III Conferência Estadual de Meio Ambiente, ocorrida no dia 29 de março no prédio da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Mancini foi escolhido como representante da macrorregião das bacias do Tietê-Jacaré e Tietê-Batalha, que reúnem cerca de 80 municípios. “É uma honra ocupar esta função, já que teremos a oportunidade de apresentar diversos projetos desenvolvidos em nossa cidade”, enfatiza. “Desde o primeiro dia de sua gestão, o prefeito Newton Lima priorizou o meio ambiente, pois reconhece que o equilíbrio do ecossistema proporciona melhor qualidade de vida para a população”, complementa.

A terceira edição da Conferência Nacional abordará como eixo central as “Mudanças Climáticas”, cuja finalidade é ouvir e recolher propostas de toda sociedade brasileira para construção de um programa nacional, que está sendo elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente. Os enfoques dos trabalhos regionais serão fundamentais para identificar as principais diretrizes, como o desenvolvimento sustentável, a transversalidade, o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente, o controle geográfico e a participação social.

“Este tema é fascinante, pois envolve todas as comunidades humanas num esforço para reduzir as emissões responsáveis pelo aquecimento global, mitigando seus efeitos nas mais diferentes áreas da biosfera”, observa Mancini. “Temos que desenvolver um plano que promova as adaptações possíveis e necessárias às novas condições climáticas que já estamos vivenciando”, completa.

Agenda 21
Antes da conferência na capital federal, São Carlos deverá promover um Encontro pela Sustentabilidade, reunindo toda a comunidade local. A função primordial é elaborar um plano de metas para futuras adaptações às mudanças climáticas. Em junho do ano passado, a Prefeitura organizou uma Conferência Municipal do Meio Ambiente, que discutiu vários pontos da Agenda 21 para serem implementadas na cidade.

Este documento estabelece a importância de cada país em se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade podem cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais. “É essencial que cada município desenvolva um projeto ambiental próprio, sempre focando a melhoria de vida das regiões mais carentes economicamente”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal.

(02/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos