» CEMEI – REFORMA E AMPLIAÇÃO PDF Imprimir E-mail

Uma animada confraternização marcou a inauguração das obras de ampliação e reforma do Cemei João Muniz, localizada no Cruzeiro do Sul. A solenidade contou com a presença do prefeito Newton Lima, acompanhado de outras autoridades e de pais, alunos e educadores. A reforma, votada e aprovada nas reuniões do Orçamento Participativo, permitiu a construção de uma lavanderia, adaptação de um banheiro para crianças de 4 meses a 3 anos, pintura externa e interna do prédio e a ampliação da área externa, onde as crianças podem brincar no parquinho, descansar em redes ou ter contato com uma pequena horta.





CEMEI ATENDE 80 CRIANÇAS DE 4 MESES A 3 ANOS

Na manhã do sábado, dia 29, o prefeito Newton Lima inaugurou as obras de ampliação e reforma do Cemei João Muniz, no bairro Cruzeiro do Sul, que atende 80 crianças de 4 meses a 3 anos. A solenidade, que contou com a participação de pais, alunos e educadores, se tornou uma grande festa, prestigiada por diversas autoridades, entre elas os secretários Géria Montanari (Educação e Cultura), Rosilene Mendes dos Santos (Infância e Juventude), João Carlos Pedrazzani (Planejamento e Gestão) e Roberto Menezes (Administração).

Também estiveram presentes os vereadores Lineu Navarro e Antonio Rubens Ratti e a senhora Lourdes Muniz, viúva de João Muniz, que, emocionada, agradeceu as homenagens em nome da família. O ambiente ficou ainda mais festivo com a apresentação do coral do Projeto AABB Comunidade, formado por crianças da rede municipal de ensino.

Na reforma, votada e aprovada nas reuniões do Orçamento Participativo (OP), a Prefeitura investiu R$ 50 mil, recursos que permitiram a construção de uma lavanderia, adaptação de um banheiro para crianças de 4 meses a 3 anos, pintura externa e interna do prédio e a ampliação da área externa do Cemei. “Essa ampliação representa um ganho considerável para todos nós, pais, educadores e principalmente as crianças, que passam a desfrutar de um ambiente confortável, moderno e com uma ampla área externa, onde podem brincar com tranqüilidade e segurança”, destacou a diretora do Cemei João Muniz, Silvana Ferreira.

Além de brincar no parquinho montado na área externa da escola, as crianças podem descansar em redes armadas entre as árvores, ou aprender os segredos das hortaliças em uma pequena horta montada no local, que permite o primeiro contato com educação ambiental. “Minha filhinha não podia estar em um lugar melhor que esse. Arejado, amplo, que oferece um tratamento maravilhoso. A prefeitura está de parabéns pelo empenho em melhorar cada vez mais a qualidade das escolas”, enfatizou a dona de casa Rosa Silvério.

Desenvolvimento do cidadão
O trabalho que a Prefeitura tem desenvolvido não se limita apenas à educação tradicional das crianças, mas busca envolver a família e a comunidade, em atividades culturais e educativas que discutem assuntos relevantes, como as questões ambientais, por exemplo. “Sabemos que a qualidade da escola pública é indispensável para o desenvolvimento do cidadão desde os primeiros dias. É por tudo isso que hoje nós vivemos uma situação muito curiosa. Muitos pais estão tirando os filhos das escolas particulares e trazendo para a escola pública”, adiantou a secretária de Educação, Geria Montanari.

Ao descerrar a placa de inauguração das obras de ampliação, o prefeito Newton Lima se disse orgulhoso pela qualidade da escola pública oferecida pela Prefeitura. “Gostamos de cuidar das nossas crianças como cuidamos dos nossos filhos. As escolas servem uma merenda nutritiva, balanceada e muito saborosa e as mães reconhecem isso. Os uniformes e o material escolar prezam pela qualidade. Nossos funcionários, desde as merendeiras, passando pelos professores, serventes, diretores, estão todos envolvidos em busca de uma escola melhor e digo a vocês, quanto mais a gente puder melhorar, nós vamos melhorar”, afirmou.

Newton ressaltou a importância da criação do Fundeb, que, segundo ele, é uma ferramenta poderosa para que os prefeitos tenham condições de investir na educação infantil. “Até 3 anos atrás, não havia no Brasil nenhum programa de apoio aos prefeitos para investimento na educação infantil e nem aos governadores para a educação de nível médio. Nós lutamos para que o governo federal nos ajudasse a ampliar as oportunidades de acesso à educação infantil. Nessa época, só existia o Fundef, que era um fundo que só apoiava o ensino fundamental, e a gente queria ampliar as vagas nas creches, para que as mães trabalhadoras pudessem deixar seus filhos lá. Com a criação do Fundeb, pelo presidente Lula, São Carlos passa a receber R$ 4 milhões por ano para ampliar as vagas na creche e na educação pré-escolar de 4 a 5 anos. Com esses recursos nós vamos ampliar significativamente as vagas. Hoje nós já temos 93% das crianças de 4 a 5 anos de São Carlos em escola de educação pré-escolar. Sem dúvida isso é um marco, mas eu quero chegar aos 100%”, para que as crianças do nosso município tenham as mesmas oportunidades”, finalizou.

(01/04/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos