» SAÚDE DA MULHER: AMUSC E SECRETARIAS PROMOVEM PALESTRA PDF Imprimir E-mail



A Associação das Mulheres de São Carlos (Amusc), em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Cidadania e Assistência Social, Esportes e Lazer e Educação e Cultura, realizou no sábado, dia 29, na EE Arlindo Bittencourt, a palestra “Saúde da mulher”, com o objetivo de apresentar à comunidade as ações de saúde que estão sendo desenvolvidas no município, a estrutura da rede e das unidades de saúde, o Programa de Saúde da Família, serviços e tirar dúvidas da população com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, abriu o evento que contou também com a presença da presidente da Amusc, Carmelita Campos, da dirigente Regional de Ensino Débora Gonzales, do presidente nacional da Câmara Nacional de Participação e Desenvolvimento dos afro-brasileiros e coordenador-geral do Brasil Alternativo, João Cassiano, da diretora da escola Arlindo Bittencourt, Cristina Romão, dos secretários municipais Fátima Piccin (Cidadania e Assistência Social) e Leandro Severo (Comunicação), além de representantes das comunidades dos bairros Santa Felícia, conjunto Habitacional da CDHU, Vila Monteiro, diretores da Amusc, adolescentes e a população.

A palestra deu seqüência à abordagem de uma série de assuntos e atividades programadas pela Prefeitura neste ano para comemorar o mês da mulher. O vice-prefeito Emerson Leal elogiou a iniciativa da Amusc e das secretarias municipais e lembrou toda a trajetória da associação, “que participou da campanha das Diretas, fez pesquisas de preços em supermercados, padarias e farmácias, no período em que vigorava o Plano Cruzado I e existia a Sunab, e conquistou a Delegacia dos Direitos da Mulher no final de 1988, durante a gestão do ex-governador Orestes Quércia. Este evento é mais um passo importante na construção da cidadania, orientação de saúde e na defesa dos direitos das mulheres de nossa cidade, e o Governo Participativo quer apoiar todas as ações que tiverem este objetivo”.

Carmelita Campos lembrou que a entidade está completando 26 anos de atividades em 2008, e não poderia ficar fora da programação da Prefeitura “atuando de perto nas orientações às dúvidas ou reivindicações da comunidade, trabalhando especificamente neste mês a saúde da mulher”.

Prevenção e promoção da saúde
A Secretaria Municipal de Saúde enviou para o evento o médico da UFSCar, Thiago dos Santos Gomes, residente em Medicina de Família e Comunidade, e a enfermeira do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), ARES da Cidade Aracy, Carolina Fanti, que puderam explicar e tirar dúvidas das mulheres e homens presentes sobre assuntos como gravidez, planejamento familiar, higienização dos órgãos sexuais, corrimento, menstruação, aborto, terapia comunitária, acolhimento nas unidades de saúde, consultas, exames, saúde alimentar, Programa de Saúde da Mulher, prevenção e promoção em Saúde, entre outros temas.

Para a doméstica Edinéia de Fátima Smargiasse, a palestra foi importante porque “pude tirar dúvidas com perguntas ao médico, que na correria diária eu não teria essa oportunidade. Quando ocorrem os problemas de saúde da minha família eu não sei o que fazer, é a primeira vez que eu participo, mas quero vir outras vezes”.
Ângelo Sacanfella, aposentado, aprovou a palestra classificando a importância da iniciativa porque “o médico pode explicar todo o processo da gravidez das mulheres, exames necessários. Eu nunca tinha assistido uma palestra como essa sobre saúde da mulher e essa experiência tem que seguir e ser levada para outros bairros porque vai orientar aqueles que têm dúvidas de saúde”.

Fátima Piccin parabenizou a união de esforços de todas as secretarias e enfatizou que “a luta dos direitos da mulher é de todos e precisamos estar envolvidos nos assuntos relacionados à mulher seja na área de saúde, violência, cidadania, mobilizando a população com eventos como esse que contribuem para orientar a comunidade e apresentar os projetos e serviços oferecidos a mulher pela Prefeitura”.

Mês das mulheres
“Viva sem violência; Você não está sozinha nesta luta”, foi o tema de uma série de palestras promovidas pela Prefeitura desde o início do mês de março. Além da palestra abordando a saúde da mulher, já havia sido realizado o “Dia Lilás na Praça”, na Praça Aparecida Resitano, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com apresentações culturais que buscaram valorizar a expressão feminina na arte: danças, ginástica e shows, além de workshop de Lian Gong.

A programação desenvolveu também a palestra “A imagem da mulher na mídia”, além de debates sobre a mulher na terceira idade e a implementação da Lei Maria da Penha. Também houve vários grupos de encontros para as mulheres nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para discutir sobre relações de gênero.

(31/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos