» SÃO CARLOS REALIZA 2º SALÃO REGIONAL DE TURISMO EM ABRIL PDF Imprimir E-mail



No período de 10 a 13 abril, São Carlos vai sediar o 2º Salão Regional de Turismo. Este evento será realizado na praça de eventos do Shopping Iguatemi, cuja organização envolve a Prefeitura e o Bureau Terras Altas, com o patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP) e do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP).

A proposta dos organizadores é incentivar o desenvolvimento de uma estrutura turística regional competitiva e melhorar o sistema receptivo das cidades da região por meio de mobilização do setor público e privado, estimulando a integração regional entre os municípios. “Este intercâmbio de experiências entre as iniciativas pública e privada estimula a criação de novos negócios, gerando mais empregos e aumento de renda”, observa o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran de Azevedo.

Integrado ao Projeto de Desenvolvimento do Turismo (PDT), a meta deste salão é atingir cerca de 340 empresas do setor, entre hotéis, pousadas, agências de turismo, meios de transporte, restaurantes, bares, guias de turismo e artesãos dos municípios de Analândia, Brotas, Itirapina, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, Descalvado, Dourado e São Carlos.

Com entrada gratuita, a programação envolve seminários, workshops, palestras e debates, expondo as seguintes atividades: esporte radical, tecnologia, agronegócios, natureza, bordado, cerâmica, fazendas históricas e museus. “Os participantes poderão trazer apresentações culturais e características peculiares de seu folclore e costume”, informa o diretor de Turismo.

Reconhecimento internacional
A região central do Estado de São Paulo é considerada um dos principais eixos econômicos do país, recebendo um expressivo potencial de visitantes e turistas, não só do estado como também do Brasil e do exterior, em razão da presença das universidades, aspectos naturais e relações de negócios. Conforme dados do PDT, baseados em uma pesquisa realizada pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Prefeitura, o fluxo turístico de 2008 deve atrair 274 mil turistas movimentando um faturamento em torno de R$ 171 milhões na cidade.

Para manter e aumentar estes números é fundamental que os atrativos, empreendimentos turísticos e rede de serviços sejam amplamente divulgados e promovidos na proporção em que melhora o nível de qualidade, sobretudo no atendimento aos turistas e na oferta de uma boa rede de infra-estrutura. “O circuito turístico da nossa região foi escolhido pelo governo do estado como um dos três roteiros internacionais do turismo paulista, figurando no Ministério como um dos 87 roteiros prioritários”, ratifica Emiliano.

1º Salão
Realizado em outubro do ano passado no Iguatemi, o 1º Salão Regional de Turismo registrou a presença de 10 mil visitantes, cuja área de exposição foi de 300 m². Participaram 15 expositores divulgando o total de 337 empresas. O evento contou com a presença do diretor do Sebrae/SP, Paulo Arruda, e da assessora da ministra do Turismo (Marta Suplicy), Elisabeth Sahão. A projeção de público para este segundo salão é de 15 mil visitantes prospectando uma participação em torno de 150 pessoas, durante o Seminário Regional de Turismo. “O primeiro salão foi um estrondoso sucesso, onde muitos visitantes tiveram a oportunidade de colher informações sobre programas, atividades e feiras do município exposto, que desconheciam totalmente”, analisa Azevedo.

(28/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos