» OFTALMOLOGISTA MINISTRA PALESTRA SOBRE SAÚDE OCULAR NA UATI PDF Imprimir E-mail



O oftalmologista Gustavo Paro esteve nesta quarta, dia 26, na Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), coordenada pela Fundação Educacional São Carlos (FESC), para ministrar palestra sobre a importância da saúde ocular. O oftalmologista falou para os alunos da UATI sobre algumas formas simples de zelar pela saúde dos olhos, prevenindo doenças ou tratando-as logo no início. Anatomia ocular, astigmatismo, tipos de conjuntivites, hipermetropia, presbiopia (vista cansada), radiação solar e limpeza dos olhos foram temas que fizeram parte dessa primeira palestra.

A presbiopia, conhecida popularmente como vista cansada, foi um dos temas que mais despertaram curiosidade, já que atinge pessoas acima de 40 anos. O médico explicou que é a partir dessa idade que a dificuldade para ler e enxergar objetos muito próximos (a menos de 45 cm de distância) é percebida, mas que é uma condição normal e facilmente corrigida com óculos de leitura.

Os alunos também fizeram várias perguntas em relação às causas das conjuntivites. “A causa mais comum de inflamação da conjuntiva (conjuntivite) é a penetração de um corpo estranho ou de poeira excessiva. A irritação resultante provoca aumento da secreção e afluxo de sangue. Além dos corpos estranhos, certos microorganismos, bactérias e vírus podem produzir efeitos semelhantes. A alergia também é um fator comum de inflamação da conjuntiva”, explicou Paro.

Gustavo Paro também ressaltou a importância da limpeza dos olhos e enfatizou que nunca se deve esfregar os olhos com as mãos. “A limpeza dos olhos deve ser feita sempre com material descartável (lenços de papel), soro fisiológico, água fervida ou solução de água boricada”, disse.

A coordenadora de ensino da UATI, Maria Cecília Villani Purquerio, disse que no próximo mês, o oftalmologista irá proferir outra palestra focada no tema catarata. “A nossa intenção com as palestras é orientar os alunos para a importância da prevenção, garantindo assim a qualidade de vida em qualquer idade. Mas sempre ressaltamos a importância de consultar periodicamente um especialista”, finalizou.

(26/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos