» SAÚDE PDF Imprimir E-mail

Campanha alerta para riscos da tuberculose.



EM 2007 FORAM NOTIFICADOS 43 NOVOS CASOS EM SÃO CARLOS

A Prefeitura, por meio do Centro Municipal de Especialidades (CEME) e do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde, estará promovendo até o dia 31 de março uma campanha educativa para alertar a população sobre os riscos da tuberculose e as formas de tratamento. Neste ano, o slogan do Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março, é “Tomo os medicamentos como me disseram. Faço o tratamento até ao fim”, voltada aos portadores de tuberculose que não concluem seu tratamento e com isso, além de não se curarem, continuam transmitindo a doença.

Entre as iniciativas programadas nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e no Ambulatório de Tuberculose localizado no CEME estão previstas atividades de busca ativa e ações educativas ou individuais nas unidades de saúde, em escolas, asilos, centros comunitários, domicílios, distribuição de folhetos explicativos, coleta de material para exames de escarro e acolhimento com orientação de casos suspeitos, envolvendo, além dos profissionais de rede municipal de saúde, estudantes do curso de Medicina da UFSCar e os residentes médicos e multiprofissionais de saúde.

Em 2007, 43 novos casos de tuberculose foram notificados em São Carlos e atualmente nove pacientes fazem tratamento de tuberculose na cidade. Como se trata de uma doença infecciosa crônica, a adesão ao tratamento é fundamental na evolução e cura dos pacientes. Assim, quando necessário, os pacientes que freqüentam o CEME recebem tratamento supervisionado pelas equipes da Atenção Básica, tomando a medicação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF) mais perto de casa. O paciente recebe também um litro de leite por dia para apoiar a terapêutica medicamentosa.

A doença
A tuberculose é transmitida por uma bactéria (bacilo de Koch), que é lançada no ar quando a pessoa contaminada fala, espirra ou tosse. Tem como sintomas tosse e escarro por mais de três semanas, falta de apetite e de ânimo, febre baixa (geralmente à tarde), emagrecimento, dor no peito, suores noturnos e cansaço fácil.

Ao aparecerem os sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde e fazer um exame de escarro para diagnosticar a doença. Se o resultado for positivo, o paciente será encaminhado ao CEME e dará início ao tratamento com um profissional médico infectologista. A Secretaria Municipal de Saúde está organizando uma capacitação para as equipes médicas e de enfermagem da Atenção Básica, buscando levar o diagnóstico e tratamento mais perto da casa do pacientes.

Apesar de ser uma doença grave, que pode até matar, a tuberculose tem cura com medidas como o diagnóstico rápido e a aplicação do tratamento na totalidade dos casos, quebrando dessa forma a cadeia de transmissão da doença. O paciente não pode abandonar o tratamento, que tem duração de seis meses, sob risco de a bactéria ficar mais resistente à medicação e comprometer a evolução clínica.

Tuberculose no Brasil
O Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose é comemorado no dia 24 de março e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está entre os 22 países que concentram 70% dos casos da doença no mundo. Estima-se que um terço da população brasileira também esteja infectada pelo bacilo da tuberculose e os dados indicam a ocorrência de 116 mil casos da doença por ano no Brasil.

O percentual de abandono do tratamento, conforme dados do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde (PNCT/MS), está em torno de 8% no país, chegando, em algumas capitais, a 30 ou 40%, o que pode resultar em elevadas taxas de resistência aos medicamentos e de formas de tuberculose mais graves. Cerca de seis mil pessoas morrem por ano no Brasil vitimadas pela tuberculose, uma doença que se alastra na aglomeração urbana e que atinge a camada menos favorecida da população, os usuários de drogas ilícitas endovenosas e os portadores do vírus HIV.

(25/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos