» ESCOLA DE VIDA E TRABALHO ESTÁ SENDO REALIZADA NA FESC PDF Imprimir E-mail


A Prefeitura, por meio da Fundação Educacional São Carlos (FESC) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, firmou pelo terceiro ano consecutivo uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para desenvolver o Programa de Aprendizagem “Escola de Vida e Trabalho”, destinado à formação de jovens para o primeiro emprego.

Em São Carlos, o curso que está sendo oferecido é de assistente administrativo, que irá proporcionar a 32 jovens a formação inicial visando a qualificação para atuarem no apoio aos setores administrativos, contábeis, financeiros e de recursos humanos das empresas.

O curso é do Senai, com metodologia e plano de curso da escola, mas é operacionalizado pela FESC. Os professores que estão ministrando as aulas passaram por treinamento específico para garantir que o curso atenda todos os pré-requisitos estabelecidos. O Senai também oferece recursos financeiros por cada aluno que a entidade executora, no caso a FESC, conseguir empregar como menor aprendiz em uma empresa contribuinte do Senai, que são as indústrias. Mas isso não inviabiliza que os alunos também trabalhem como menor aprendiz em outros segmentos do mercado.

Elisabeth Martucci, diretora-presidente da FESC, explica que a fundação, através da Universidade Aberta do Trabalhador (UNITrabalhador), está coordenando o curso juntamente com o Senai e oferecendo toda a infra-estrutura para os alunos que têm aulas no Campus 1 na Vila Nery, no Campus 2 na Vila Prado e no Telecentro de Informação e Negócios da Estação Cultura. Já a Secretaria Municipal de Educação e Cultura está remunerando os professores e oferecendo aos alunos vale-transporte e lanche.

A supervisora de ensino da UNITrabalhador, Hojana Mári Ianeselli, explicou que o curso está sendo desenvolvido em sistema dual, com carga horária diária de 4 horas, num total de 800 horas. “O processo de ensino é realizado por docentes especializados e contratados especificamente para o programa, enquanto a aprendizagem desenvolvida nas empresas fica a cargo de um profissional indicado pela própria empresa, que será o responsável pelo aprendiz nesse período”.

As empresas interessadas na contratação desses jovens como menores aprendizes podem entrar em contato com a FESC pelos telefones 3372-1325 ou 3372-1308 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

(18/03/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos