» CIPA PDF Imprimir E-mail

Novos membros tomam posse para gestão 2008/2009.



PREFEITO NEWTON PRESTIGIA CERIMÔNIA DE POSSE

Durante a manhã desta quarta, dia 12, o prefeito Newton Lima esteve presente na cerimônia de posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), para o exercício 2008-2009. Também participaram da solenidade o vice-prefeito Emerson Leal, os secretários municipais Roberto Menezes (Administração de Pessoal) e Leandro Severo (Comunicação), o vereador Lineu Navarro, representando a Presidência da Câmara Municipal, a diretora de Beneficência do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais (Sindspam), Olívia Lopes de Oliveira (representando o presidente Adail Alves de Toledo), o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Luís Carlos De Vita (representando o subdelegado Antonio Valério Morilas Júnior), e o chefe da Seção de Medicina do Trabalho, engenheiro João Sorci Dias.

“A questão sobre segurança no trabalho sempre primou pela minha visão administrativa, onde tive a oportunidade de implantar a CIPA, quando ocupei o cargo de reitor da UFSCar”, relembrou Newton. “Eu fiquei chocado, ao assumir a Prefeitura, em saber das condições desumanas que os servidores da garagem eram transportados”, complementou.

A Prefeitura possui sete CIPAS distribuídas entre suas 16 secretarias e dois distritos (Água Vermelha e Santa Eudóxia). Foram empossados 32 servidores eleitos e 32 indicados, cujo mandato é pelo período de um ano. Estes 64 membros passaram por um rigoroso curso obrigatório durante o mês de fevereiro.

Englobando o total de 20 horas, este treinamento abordou as seguintes temáticas: Combate a Incêndio, Primeiros-Socorros, Legislação sobre Segurança e Saúde Ocupacional, Acidentes de Trabalho, Riscos Ambientais e Mapa de Risco. “Em muitas empresas ou órgãos públicos, a CIPA é tratada como obrigação ou favor, mas o prefeito faz questão de oferecer todas as condições e investimentos, com o intuito de melhorar a segurança do servidor, melhorando, em contrapartida, o atendimento da população”, analisou o secretário Menezes.

A principal atribuição da CIPA é identificar os riscos no local de trabalho e elaborar mapas de prevenção, e divulgar informações precisas relativas à segurança e saúde, organizando a Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT), realizada todos os anos. Os cipeiros elaboram um plano de metas definindo objetivos, cronogramas e execução das estratégias, em que a Prefeitura garante o tempo necessário para que este projeto seja implementado e devidamente monitorado. “Sou parlamentar desde o ano de 1997 e posso confirmar o descaso com a segurança do trabalho em gestões anteriores, onde inúmeras ocorrências eram jogadas embaixo do tapete”, enfatizou o vereador Lineu.
Ao ser reativada em 2001, por determinação do prefeito, a CIPA alcançou inúmeros benefícios para a saúde do servidor público. Profissionais especializados na área de Medicina e Segurança do Trabalho foram contratados, criando uma seção própria, contando com médico, engenheiro de segurança, técnico de segurança e auxiliar de enfermagem. Esta base profissional permitiu que a Prefeitura adquirisse ao longo destes sete anos diversos equipamentos de segurança patrimonial e de proteção individual, em que um cuidadoso planejamento de estoque garante material por todo ano.

Os cipeiros realizam uma intensiva fiscalização nos locais de trabalho, identificando irregularidades, quanto ao aspecto de segurança e higiene no trabalho. Outra importante conquista é a realização da SIPAT, que há seis anos sensibiliza os servidores, com a promoção de palestras, concursos, sorteios e atividades lúdicas. “Em governos anteriores, a CIPA nem registrava a incidência de acidentes junto ao INSS, desrespeitando assim um dos principais direitos do trabalhador”, informou Menezes.

Relação dos membros eleitos e indicados - gestão 2008/2009

(12/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos