» ARTE E SAÚDE PDF Imprimir E-mail

Uma exposição de desenhos e a exibição de um curta-metragem do projeto “Animando Vidas”, uma realização da OZ Produtora e da ONG Casa da Criança, marcaram o lançamento do programa “Arte e Saúde no Hospital-Escola”, cujo objetivo é colocar em prática a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. Cerca de vinte crianças e adolescentes participantes do projeto foram recepcionadas com um teatro de fantoches que explica o funcionamento do Hospital. Outras instituições também devem expor no programa.



O Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” iniciou nesta quarta, dia 12, o “Arte e Saúde no Hospital-Escola”, com a exposição de desenhos e exibição do curta-metragem “Vida de Vaca”, do projeto “Animando Vidas”, uma parceria da OZ Produtora e da ONG Casa da Criança. Mais de 20 jovens, entre 7 e 15 anos, estiveram no Hospital-Escola para lançar o programa. Para recepcioná-las, os profissionais de saúde montaram um teatro de fantoches, cujo tema foi o funcionamento do hospital.

O diretor técnico do Hospital-Escola, Gilson Caleman, salientou que a atividade é importante para criar integração entre a entidade e a comunidade. “As crianças podem entender melhor o funcionamento do Hospital-Escola, e isso é importante para o processo de humanização do atendimento”, comentou. Já a coordenadora pedagógica da Casa da Criança, Cláudia Regina Labadessa da Silva, ressaltou a importância de divulgar o trabalho desenvolvido pelas crianças. “Aqui no hospital temos a possibilidade de divulgar esse projeto e as crianças têm a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido aqui”, destacou.

O projeto “Animando Vidas” foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para o estímulo de habilidades psicossociais e educacionais, promovendo a auto-estima por meio de recursos tecnológicos, como a arte de animação e a inclusão digital. Toda a produção do curta-metragem foi feita pelas crianças, inclusive o roteiro, que é uma coletânea das histórias elaboradas por elas.

Um dos responsáveis pela OZ Produtora, Hygor Amorin, explicou que o curta-metragem ficou pronto há duas semanas e que o próximo passo será inscrevê-lo em festivais. “A versão legendada já está sendo finalizada”, observou. Amorin disse ainda que esse projeto somente pode ser realizado graças ao apoio e patrocínio de algumas entidades, entre elas o Instituto Camargo Correa. Toda a história do projeto pode ser conhecida no site www.animandovidas.com.br.

Arte e Saúde
O programa “Arte e Saúde no Hospital-Escola” visa colocar em prática a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. Além da Casa da Criança, já há contato com outras entidades para a exposição de trabalhos no local. O programa foi desenvolvido pela equipe Multiprofissional do Hospital, composta por diversos profissionais da área de saúde. A exposição poderá ser vista por funcionários e pacientes do hospital.

O programa responde ainda aos princípios norteadores da Prefeitura e da Organização Social Sahudes para o desenvolvimento de relações mais centradas, humanas e acolhedoras entre instituições de saúde do município e pacientes. Além disso, reúne diversas áreas de atuação da Prefeitura, como a Saúde, Educação, Cultura e Infância e Juventude.

(12/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos