» SAÚDE: PREFEITURA REAFIRMA INTERESSE EM UNIDADE DO AME PDF Imprimir E-mail


O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, recebeu na semana passada ofício encaminhado pela Diretoria Regional de Saúde (DRS III/Araraquara) solicitando informações sobre o interesse do município em receber uma unidade do Ambulatório Médico Estadual de Especialidades (AME) para a realização de consultas com médicos especialistas e realização de exames de apoio e diagnóstico terapêutico.

Segundo o secretário, no ofício a diretora técnica da DRS III/Araraquara, Maria Teresa Luz Eid da Silva, solicita que a Prefeitura reafirme o interesse e também disponibilize um local para que o AME seja instalado em São Carlos. “A Prefeitura reafirma o interesse em receber uma unidade do AME. O município pretende ampliar o atendimento especializado, já que em São Carlos temos também o Centro Municipal de Especialidades (CEME). A intenção da Prefeitura é dar um atendimento integral e resolutivo para a população, contribuindo assim com a ampliação da oferta de cuidados em saúde”, explicou Arthur.

Quanto ao local para a instalação, o secretário disse que no ofício/resposta já encaminhado à DRS III/Araraquara ressaltou que visto a relevância na ampliação dos serviços oferecidos à população, faz-se necessária a definição de quais serviços estão previstos para o AME-São Carlos para que a área física seja definida.

“Ressaltei que a nossa rede regionalizada de serviços de saúde ambulatoriais conta com o CEME e serviços de apoio de diagnóstico, abrangendo a microrregião que compreende os municípios de Ibaté, Dourado, Ribeirão Bonito, Descalvado, Porto Ferreira e São Carlos, atendendo no total uma população de 360 mil habitantes conforme pactuação efetuada pelo SUS. Portanto precisamos saber como se dará a compatibilidade dos novos procedimentos com os atualmente realizados, de quem será a responsabilidade de manutenção das novas instalações, se o convênio SUS vigente será repactuado, se os servidores estaduais municipalizados serão transferidos ou lotados nessa nova unidade, enfim precisamos saber exatamente como e quais procedimentos serão necessários para que possamos receber com segurança essa unidade e assim fortalecer ainda mais a nossa rede”, afirmou.

A Secretaria de Saúde de São Carlos também se colocou à disposição e reafirmou o interesse no prosseguimento das tratativas que se fizerem necessárias.

Tratativas
O prefeito Newton Lima determinou no início do ano que a Secretaria Municipal de Saúde desse seqüência às tratativas junto ao governo do Estado para que o AME fosse implantado em São Carlos. A primeira reunião aconteceu com a diretoria do DRS III/Araraquara quando foram levantadas questões sobre a operacionalização e funcionamento do ambulatório.

Já em fevereiro o secretário Arthur Pereira esteve em audiência com a assessora da secretaria Estadual de Saúde, Maria Aparecida Yamada, responsável pela implantação dos AMEs. Na ocasião o secretário municipal de Saúde já havia questionado como a AME se integraria à Rede de Cuidados à Saúde de São Carlos, como seria feita a articulação com o CEME e as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, mas não teve resposta. A assessora da Secretaria Estadual de Saúde determinou que a DRS-III/Araraquara desse prosseguimento ao assunto.

(10/03/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos