» PREFEITURA APÓIA OFICINA QUE CAPACITA GESTORES AMBIENTAIS PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, participa da Oficina Regional sobre Meio Ambiente, que acontece nesta terça, dia 11, no período das 14h às 18h, no Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP), situado na rua 9 de Julho, 1.227, no centro.

“A determinação do prefeito Newton é participar de todos os grupos e associações que discutam o meio ambiente em caráter nacional, pois assim São Carlos está preparada para qualquer eventualidade que exija mais ações para melhorar a qualidade de vida da população”, observa o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal.

A Associação Paulista de Municípios (APM) participa da Comissão Tripartite do Estado de São Paulo, sendo constituída a partir de um decreto do Ministério do Meio Ambiente. Esta comissão é composta por dois representantes do governo federal (Ministério do Meio Ambiente e IBAMA), dois do governo estadual (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Cetesb) e dois dos municípios (APM e ANAMMA).

A principal meta é promover em todos os estados da federação o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA-PNC). “A APM foi indicada como gestora deste programa no Estado de São Paulo, onde São Carlos está colocando todo seu reconhecimento acadêmico para colaborar com esse projeto, através da Prefeitura e das universidades”, detalha o vice-prefeito.

O conteúdo pedagógico está baseado em três etapas, sendo distribuído em Módulo Básico (16 horas), Oficina Municipal e Módulo Avançado (24 horas). A primeira meta é mobilizar e sensibilizar toda sociedade civil da região para, em seguida, capacitar cinco representantes de cada município participante, sendo três do Executivo, um do Legislativo e outro da comunidade, integrando assim o Conselho Municipal do Meio Ambiente. O projeto já montou grupos de trabalho nas esferas nacional e estadual, propondo formar outro em escala regional. “É importante que os participantes cheguem meia hora antes para o credenciamento, facilitando assim o início da rodada de trabalhos e atividades”, alerta Leal.

(10/03/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos