» ACORDO VAI GARANTIR A SEGURANÇA DOS MORADORES NO SÃO CARLOS VIII PDF Imprimir E-mail


O prefeito Newton Lima autorizou na quinta, dia 6, por meio do Decreto nº 82, a Caixa Econômica Federal (CEF) a fazer o controle de acesso aos condomínios residenciais na área do loteamento social “Dom Constantino Amstalden”, conhecido como São Carlos VIII. A assinatura do decreto pelo prefeito aconteceu no palacete Conde do Pinhal com a presença do gerente geral da CEF de São Carlos, Celso Endres, do secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Martucci, e do vereador Lineu Navarro.

Com o decreto, que foi publicado nesta sexta, dia 7, no Diário Oficial do Município, a Caixa Econômica Federal fica autorizada a fazer o fechamento daqueles condomínios realizando as construções necessárias. A ação atende a reivindicação dos moradores, que inclusive fizeram um abaixo-assinado, solicitando providências para garantir a segurança no local, uma vez que pessoas estavam invadindo alguns apartamentos que ainda estão vazios.

“Essa medida que estamos tomando em parceria com a Caixa visa oferecer o bem-estar aos moradores que lutaram e estão lutando para a conquista da casa própria e se sentem prejudicados com as invasões que estão ocorrendo no local”, explicou o prefeito Newton Lima, após a assinatura do acordo. O vereador Lineu Navarro, que tem acompanhado de perto a situação envolvendo as invasões no condomínio, ressalta a importância do acordo que beneficiará os moradores do São Carlos VIII. “É uma luta antiga daqueles moradores que, com certeza, vai trazer mais segurança e qualidade de vida para uma população que estava apreensiva com os últimos acontecimentos. Eu acredito que a partir de agora os problemas vão diminuir”, completou.

A Progresso e Habitação São Carlos (Prohab), empresa mista da Prefeitura, vai convocar os moradores que estão ocupando regularmente os imóveis para uma reunião onde serão tratados todos os assuntos relativos ao fechamento dos condomínios. “Compete também à Caixa Econômica Federal, nessa parceria entre Prohab e Prefeitura, prestar a sua parcela de contribuição para garantir a integridade dos moradores do residencial”, observou Endres.

Atualização de cadastro
Os 224 apartamentos do Residencial “Dom Constantino Amstalden”, São Carlos VIII, foram construídos através de uma parceria da Prefeitura, por meio da Prohab, e a Caixa Econômica Federal (CEF), como parte do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Desse total, 143 apartamentos estão ocupados legalmente por pessoas que foram cadastradas pela Prohab. Todos eles tiveram sua documentação aprovada e inclusive já assinaram contrato de financiamento junto à CEF.

No local existem ainda 81 apartamentos vazios, uma vez que algumas pessoas que têm inscrição na Prohab possuem restrição de crédito não podendo, portanto, assinar contrato com a instituição financeira. No último final de semana, alguns destes apartamentos vazios foram invadidos, e tanto a Prohab como a Caixa Econômica Federal, com a ajuda da Polícia Militar, precisaram intervir para coibir tal situação.

Além do decreto que permite o fechamento dos condomínios, a Prefeitura, por meio da Prohab, vai convocar as pessoas que têm inscrição junto ao órgão para que atualizem seus cadastros. Com esse cadastro atualizado a Prohab vai repassar as informações para a Caixa Econômica Federal que fará a análise de crédito dessas pessoas. O objetivo da ação é fazer com os 81 apartamentos remanescentes sejam ocupados por mutuários o mais rápido possível.

(07/03/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos