» EDUCAÇÃO INCLUSIVA PDF Imprimir E-mail

Aberto curso de formação de professores e gestores.



EDUCADORES E GESTORES DE 39 CIDADES PARTICIPAM DO CURSO EM SÃO CARLOS

O prefeito Newton Lima abriu oficialmente na manhã desta segunda, dia 3, no auditório do Instituto de Física da USP, o IV Curso de Formação de Professores e Gestores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, uma promoção da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC).

A cerimônia contou ainda com a presença das secretárias municipais Géria Montanari (Educação e Cultura), Rosilene Mendes dos Santos (Infância e Juventude) e Fátima Piccin (Cidadania e Assistência Social), e da assessora de Educação Especial, Sonia Regina Teixeira Almeida. O curso, que acontece em São Carlos até a próxima sexta, dia 7, com a realização de palestras e um workshop, tem por objetivo a transformação dos sistemas educacionais em Sistemas Educacionais Inclusivos.

Géria agradeceu os representantes dos 39 municípios que participam do curso, ressaltando a importância de se debater a política de Educação Especial. “Para nós é uma satisfação muito grande tratar de um assunto no qual São Carlos tem um trabalho bem fundamentado. Esse curso é muito importante, pois visa formar professores e gestores da região que trabalham com a questão da Educação Inclusiva”, comentou.

Como prefeito Amigo da Criança, eleito em 2005 pela gestão 2001/2004, Newton Lima destacou durante o evento a vocação e o potencial educacional de São Carlos, relatando que os investimentos no município superam os 25% constitucionais. A criação pelo governo federal do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (Fundeb) foi destacada por Newton como um avanço significativo, em especial na educação infantil. “Eu queria saudar o presidente Lula que foi extremamente feliz ao criar o Fundeb. Com esse fundo os municípios passam a receber mais recursos para investir na educação, principalmente na educação infantil”, concluiu.

Os presentes se emocionaram com a apresentação de dança da aluna da Apae Renata Aparecida Alves, que tem paralisia cerebral. Acompanhada da professora Kassia Keppe, Renata dançou ao som da musica “Canção da América”. A abertura do curso foi uma apresentação e o relato “Uma Experiência na Rede Municipal de São Carlos”, proferido pela professora de Educação Especial Agustina Carrizo, pela terapeuta educacional do Caps, Bianca Gonçalves de Carrasco, e pela assessora de Educação Especial, Jaqueline Cristina Marques Crempe.

No período da tarde, com o tema “Drogas e Álcool na Infância e Adolescência: motivo de exclusão?”, aconteceu a palestra da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (Caps-AD) da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, Gisele Giovannette, da psicóloga Carolina Tonani Penazzi e da terapeuta ocupacional Érika Hiratuka, ambas do Caps-AD.

Programação:
4 de março, terça
8h às 12h – Palestra com Martinha Clarete Dutra*
Tema: “Inclusão social da Pessoa com Deficiência: uma questão de Políticas Públicas”
* Mestre em Educação – Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); membro do CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência 2006/2008; Docente da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
14h às 18h – Palestra com Profa. Dra. Maria Amélia Almeida*
Tema: “Inclusão: um estudo comparativo entre alguns países”
* Graduada em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), mestrado em Educação Especial - Vanderbilt University (1980) e doutorado em Programa de PhD em Educação Especial - Vanderbilt University (1987). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Carlos.

5 de março, quarta
8h às 12h – Palestra com Maria Ângela Favore Nunes
Tema: “Transtornos Globais do Desenvolvimento, possibilidades de Inclusão.”
*Psicóloga, Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
14h às 18h – Palestra com Ulisses Duarte Guirgel*
Tema: “Da situação de Menor a Cidadão”
*Pedagogo, Filósofo e Físico. Vasta experiência na temática dos Direitos da Criança e do Adolescente. Membro do CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, SP (2001-2003). Desde 1994 coordenando e ministrando cursos para Conselheiros de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares do Estado de São Paulo, para educadores e para lideranças em níveis estaduais, regionais e municipais.

6 de março, quinta
8h às 12h – Palestra com Jane Farias Chagas* (DF)
Tema: “Altas Habilidades/ Superdotação”
* Bacharel em Teologia e Licenciatura em Música; Professora itinerante do Programa de Atendimento ao Aluno Superdotado, Mestre em Psicologia e Doutoranda na área pela Universidade de Brasília (UnB)
14h às 18h – Oficina ministrada por Jane Farias Chagas* (DF)
Tema: “Altas Habilidades/ Superdotação”
Exibição e debate do filme “Lances Inocentes”
* Bacharel em Teologia e Licenciatura em Música; Professora itinerante do Programa de Atendimento ao Aluno Superdotado, Mestre em Psicologia e Doutoranda na área de Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Brasília (UnB)

7 de março, sexta
8h às 12h – Workshop coordenado por Cristina Yoshie Toyoda*, com a participação de sua equipe** de trabalho.
Tema: “Tecnologias Assistivas (TA): Ferramentas de Inclusão”
* Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Vice-coordenadora do projeto de pesquisa: Viabilidade dos Recursos de Alta Tecnologia Assistiva na Inclusão Escolar de Portadores de Severas Disfunções Motoras – CNPq Projeto Universal (2004-2007).
**Eniceia Gonçalves Mendes (coordenadora do projeto),Gerusa Ferreira Lourenço, Emanuele Teixeira, Noemia Rodrigues, Pedro Henrique T.Queiroz Almeida, Vivian Caroline de Lima e Ariane Issa Ribeiro
14h às 18h – Sonia Regina Teixeira Almeida* e equipe** da Assessoria de Educação Especial.
Tema: “Avaliação do curso com o grupo de participantes, Orientações Gerais para utilização do material enviado pelo MEC, Esclarecimento de Dúvidas e Realização de Encaminhamentos”
* Assessora de Planejamento Administrativo e Educacional da Educação Especial do Município de São Carlos.
** Savana Janaína da Encarnação (Professora de Educação Especial), Jaqueline Cristina Marques Crempe (Psicóloga prestadora de serviço a esta Assessoria) e Marcela do Nascimento Gutierrez (Estagiária de Pedagogia).

(03/03/08)