» COMDES PDF Imprimir E-mail

Conselho inicia planejamento estratégico para a cidade.



COMDES INICIA PLANEJAMENTO DE SÃO CARLOS PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (COMDES) de São Carlos realizou nesta sexta, dia 29, sua primeira reunião de trabalho, contando com a participação de seus 88 membros, de diversos segmentos da sociedade, e de vários convidados, somando mais de 100 participantes. O encontro ocorreu durante toda a tarde no auditório da Embrapa, na rua XV de Novembro.

O prefeito Newton Lima, presidente do COMDES, abriu a reunião fazendo um relato sobre a proposta de reforma tributária, entregue pelo governo federal ao Congresso Nacional na quinta, dia 28. No dia anterior, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou a proposta aos secretários estaduais de Fazenda e às entidades municipalistas, como a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), cuja secretaria-geral é exercida pelo prefeito de São Carlos.

“Os gestores das cidades estão otimistas porque o governo federal abre a possibilidade de debater a municipalização de impostos como o ITR [Imposto Territorial Rural] e o IPVA”, salientou. O prefeito informou os membros do COMDES que esse tema será debatido de forma mais profunda em outra reunião, pois há a expectativa de uma autoridade federal estar em São Carlos para tratar do assunto.

Em seguida, o secretário de Fazenda, Gilberto Perre, apresentou dados sobre as finanças do município. A apresentação mostra a evolução da dívida do município, o aumento da receita e o cumprimento dos limites constitucionais nas áreas de Saúde, Educação e Pessoal. Perre apresentou o novo ranking dos municípios mais devedores do país, uma publicação da revista Multicidades. São Carlos está na 42ª posição – já esteve na 27ª em 2005 e 32ª em 2006.

Em seguida, o professor Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), fez a apresentação da proposta para planejamento estratégico para São Carlos. O material foi preparado por Mascarenhas e pelo assessor do Banco Mundial, Éfhin Schluger.

Segundo o professor da USP, é preciso adotar uma visão estratégica e pensar etapas do desenvolvimento. A sugestão é estabelecer um grupo de trabalho. Para definir o planejamento estratégico, Mascarenhas usou uma metáfora automobilística. Para ele, de nada adianta um automóvel zero quilômetro na garagem se não houver gasolina e um bom motorista.

Mascarenhas comentou ainda a apresentação do secretário de Fazenda, demonstrando o perfil da dívida e receitas da cidade. “É importante a análise e o diagnóstico econômico, pois sem isso o planejamento estratégico se torna um saco vazio”, esclareceu.

Ao final da reunião, o COMDES aprovou a contratação do IEA via OSCIP São Carlos, Presente e Futuro para a elaboração da proposta de planejamento estratégico para São Carlos. Esse estudo será elaborado em conjunto com o Conselho do Meio Ambiente (Comdema) e com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano.

(29/02/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos