» EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CURSO VAI FORMAR PROFESSORES E GESTORES PDF Imprimir E-mail



Será aberto nesta segunda, dia 3, a partir das 8h30, no auditório do Instituto de Física da USP, o curso de Formação de Professores e Gestores do Programa Educação Inclusiva, Direito à Diversidade. O evento vai até o dia 7 e será desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC).

Como município pólo desde 2005, São Carlos é responsável pela formação de educadores e gestores de 39 cidades da região. O objetivo da formação é a possibilidade de transformação dos sistemas educacionais em Sistemas Educacionais Inclusivos, tendo como princípio a garantia do direito de todos os estudantes ao acesso, permanência e educação de qualidade nas unidades de ensino regular. O curso terá palestras e workshops com profissionais renomados que trabalham com o tema da educação inclusiva em todo o Brasil.

Programação:
3 de março, segunda
8h às 9h – Abertura oficial do curso – Prof. Newton Lima, Prefeito de São Carlos; Géria Maria Montanari Franco, Secretária Municipal de Educação e Cultura, e Sonia Regina Teixeira Almeida, Assessora de Educação Especial.
9h às 13h – Palestra de abertura com Agustina Carrizo*, Bianca Gonçalves de Carrasco** e Jaqueline Cristina Marques Crempe***
Tema: “Apresentação e Relato de Uma Experiência na Rede Municipal de São Carlos”
* Professora de Educação Especial
** Terapeuta Ocupacional - Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS)
*** Psicóloga - Assessoria de Educação Especial
14h às 18h – Palestra com Gisele Giovannette*, Carolina Tonani Penazzi **, Érika Hiratuka***
Tema: “Drogas e Álcool na Infância e Adolescência: motivo de exclusão?”
*Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS-AD) da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos.
** Psicóloga - CAPS-AD
*** Terapeuta Ocupacional - CAPS-AD

4 de março, terça
8h às 12h – Palestra com Martinha Clarete Dutra*
Tema: “Inclusão social da Pessoa com Deficiência: uma questão de Políticas Públicas”
* Mestre em Educação – Universidade Cidade de São Paulo (UNICID); membro do CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência 2006/2008; Docente da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
14h às 18h – Palestra com Profa. Dra. Maria Amélia Almeida*
Tema: “Inclusão: um estudo comparativo entre alguns países”
* Graduada em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), mestrado em Educação Especial - Vanderbilt University (1980) e doutorado em Programa de PhD em Educação Especial - Vanderbilt University (1987). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de São Carlos.

5 de março, quarta
8h às 12h – Palestra com Maria Ângela Favore Nunes
Tema: “Transtornos Globais do Desenvolvimento, possibilidades de Inclusão.”
*Psicóloga, Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
14h às 18h – Palestra com Ulisses Duarte Guirgel*
Tema: “Da situação de Menor a Cidadão”
*Pedagogo, Filósofo e Físico. Vasta experiência na temática dos Direitos da Criança e do Adolescente. Membro do CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, SP (2001-2003). Desde 1994 coordenando e ministrando cursos para Conselheiros de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares do Estado de São Paulo, para educadores e para lideranças em níveis estaduais, regionais e municipais.

6 de março, quinta
8h às 12h – Palestra com Jane Farias Chagas* (DF)
Tema: “Altas Habilidades/ Superdotação”
* Bacharel em Teologia e Licenciatura em Música; Professora itinerante do Programa de Atendimento ao Aluno Superdotado, Mestre em Psicologia e Doutoranda na área pela Universidade de Brasília (UnB)
14h às 18h – Oficina ministrada por Jane Farias Chagas* (DF)
Tema: “Altas Habilidades/ Superdotação”
Exibição e debate do filme “Lances Inocentes”
* Bacharel em Teologia e Licenciatura em Música. Professora itinerante do Programa de Atendimento ao Aluno Superdotado, Mestre em Psicologia e Doutoranda na área de Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Brasília (UnB)

7 de março, sexta
8h às 12h – Workshop coordenado por Cristina Yoshie Toyoda*, com a participação de sua equipe** de trabalho.
Tema: “Tecnologias Assistivas (TA): Ferramentas de Inclusão”
* Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Vice-coordenadora do projeto de pesquisa: Viabilidade dos Recursos de Alta Tecnologia Assistiva na Inclusão Escolar de Portadores de Severas Disfunções Motoras – CNPq Projeto Universal (2004-2007).
**Eniceia Gonçalves Mendes (coordenadora do projeto),Gerusa Ferreira Lourenço, Emanuele Teixeira, Noemia Rodrigues, Pedro Henrique T.Queiroz Almeida, Vivian Caroline de Lima e Ariane Issa Ribeiro
14h às 18h – Sonia Regina Teixeira Almeida* e equipe** da Assessoria de Educação Especial.
Tema: “Avaliação do curso com o grupo de participantes, Orientações Gerais para utilização do material enviado pelo MEC, Esclarecimento de Dúvidas e Realização de Encaminhamentos”
* Assessora de Planejamento Administrativo e Educacional da Educação Especial do Município de São Carlos.
** Savana Janaína da Encarnação (Professora de Educação Especial), Jaqueline Cristina Marques Crempe (Psicóloga prestadora de serviço a esta Assessoria) e Marcela do Nascimento Gutierrez (Estagiária de Pedagogia).

(29/02/08)
 
 

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