» SAÚDE PDF Imprimir E-mail


Secretário participa de audiência pública na Câmara.

ARTHUR PEREIRA APRESENTOU OS NÚMEROS DO ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2007

O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, participou na quarta, dia 27, na Câmara Municipal, da primeira audiência pública da saúde em 2008 e que teve como objetivo principal a prestação de contas da secretaria e do Fundo Municipal de Saúde, relativas ao último trimestre de 2007. O secretário também expôs sobre o planejamento das ações do sistema municipal de saúde para este ano. A realização da audiência, aberta à população, está prevista na Lei Federal nº. 8.689, artigo 12, de 1993.

Participaram da audiência, além do secretário Arthur Pereira, o secretário municipal de Planejamento e Gestão e Governo, João Pedrazzani, o presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano, e os vereadores Silvana Donatti, Laíde Simões, Azuaite Martins de França, Rubens Maciel e Heleno Irami, que presidiu a audiência, além de diretores de departamentos e coordenadores de programas da área da saúde.

Arthur Pereira expôs balancetes de despesas realizadas pelo Fundo Municipal de Saúde, mostrou os números de procedimentos médicos como consultas, exames laboratoriais, terapias especializadas e cirurgias ambulatoriais realizadas nesse período, além das metas para esse ano. Somente nos últimos três meses de 2007 foram realizados 107.909 exames de laboratórios, 17 mil exames de RX, mais de 11 mil sessões de fisioterapia, 3.172 exames de ultrassom, aproximadamente 2 mil diagnoses, 492 cirurgias ambulatoriais, 3.500 procedimentos de alta complexidade e 123 mil consultas médicas.

“Os números mostram e consolidam o trabalho da Prefeitura na área da saúde. Conseguimos avanços, a cirurgia ambulatorial é um exemplo disso, hoje não existe mais fila para esse tipo de procedimento. Também realizamos campanhas importantes como a de controle da hanseníase, aids e da dengue. Mas o grande avanço na área da saúde foi a inauguração, em novembro do ano passado, do Hospital Escola Municipal ‘Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci’”, afirmou o secretário.

Perguntas
Concluído o tempo para apresentação dos números da Saúde, teve início a etapa de perguntas dos vereadores. Entre as demandas apresentadas ao secretário estiveram os números de procedimentos da rede, o número de ações judiciais no caso de medicamentos e o aparecimento de caramujos no bairro Santa Felícia.

Arthur Pereira explicou que o número de ações judiciais diminuiu bastante. Em 2006 foram 63 ações judiciais entre remédios e equipamentos e gastos de R$ 1.069.154,05. Em 2007 esse número baixou para 34 ações e foram gastos R$ 331.548,00. Já quanto ao caso do aparecimento de caramujos no Santa Felícia, o secretário disse que a Vigilância Sanitária notifica a reclamação dos moradores e analisa cada caso acionando, se necessário, a Vigilância Epidemiológica, que orienta como se deve proceder à coleta e o descarte do parasita quando encontrado pelos moradores em pequenas quantidades. Mas que se o volume de caramujos for grande é acionada a limpeza pública para auxílio e coleta. Quanto aos procedimentos na rede o secretário apresentou gráficos com números das várias áreas de atendimento.

O secretário também disponibilizou cópia do material com todos os relatórios apresentados para a presidência da Câmara Municipal.

(28/02/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos