» COMDEMA DEBATE DESCARTE DE LÂMPADAS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS PDF Imprimir E-mail

Lâmpadas usadas: Comdema discute destinação correta desses materiais.
O Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) realiza nesta quinta, dia 21, às 19h30, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, mais uma reunião entre seus conselheiros. Entre os assuntos a serem discutidos está o projeto de lei 14.318 de 4 de dezembro de 2007, que dispõe sobre a responsabilidade da destinação de lâmpadas usadas.

A lei, de autoria do vereador Maurício Ortega e sancionada pelo prefeito Newton Lima, pede que as empresas fabricantes, importadoras, distribuidoras ou revendedoras de lâmpadas que contenham em suas composições materiais como mercúrio, se responsabilizem pela destinação ambientalmente correta desses produtos.

Os estabelecimentos que comercializam lâmpadas, de acordo com a lei, ficam obrigados a aceitar a devolução das unidades usadas, que devem ser acondicionadas adequadamente até que sejam repassadas aos fabricantes. A lei também proíbe, por exemplo, o lançamento das lâmpadas em aterros, redes de esgoto e terrenos.

O diretor de Política Ambiental Paulo Mancini explica que a Prefeitura já efetua a destinação correta das lâmpadas fluorescentes das repartições municipais. Elas são enviadas a uma empresa de Paulínia, que se responsabiliza pela destinação final desse material.

“Porém é necessário pensar na ampliação dessa atitude ambientalmente correta para toda a população, e o prefeito Newton Lima demonstrou sensibilidade ao promulgar e sancionar essa lei. Por isso, vamos debater a forma mais adequada de colocar em prática o projeto”, ressaltou.

Na reunião de quinta, os conselheiros também vão discutir o projeto de lei nº 14.326, de 12 de dezembro de 2007, de autoria do vereador Edson Fermiano, que institui a Política Municipal de Mudanças Climáticas.

(20/02/08)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos