» CIPA PDF Imprimir E-mail

Conheça os candidatos à gestão 2008/2009.

PREFEITURA REALIZA ELEIÇÃO PARA INDICAR NOVOS MEMBROS DA CIPA

A partir deste dia 13, os servidores públicos municipais poderão eleger seus representantes para compor a Comissão Interna de Prevenção aos Acidentes (CIPA), gestão 2008/2009. Ao todo, serão formadas 7 CIPAs, cada uma com atuação restrita a determinadas secretarias municipais e distritos e com número variável de membros efetivos e suplentes.

Confira as sete comissões: CIPA 1 – Educação e Cultura e Esportes e Lazer, 4 efetivos e 3 suplentes; CIPA 2 – Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, 4 efetivos e 3 suplentes; CIPA 3 – Obras e Serviços Públicos, Transporte, Trânsito e Vias Públicas, Habitação e Desenvolvimento Urbano, 4 efetivos e 4 suplentes; CIPA 4 – Cidadania e Assistência Social, Especial de Infância e Juventude, 2 efetivos e 2 suplentes; CIPA 5 – Saúde, 6 efetivos e 5 suplentes; CIPA 6 – Administração de Pessoal, Fazenda, Governo, Planejamento e Gestão, Comunicação, 2 efetivos e 2 suplentes; CIPA 7 – Distritos de Santa Eudóxia e Água Vermelha, 1 efetivo e 1 suplente.

A principal atribuição da CIPA é identificar os riscos no local de trabalho, elaborar mapas de prevenção; divulgar informações precisas relativas à segurança e saúde e organizar anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (SIPAT). O mandato vale pelo período de um ano, e além dos membros eleitos pelos servidores a Prefeitura indica o mesmo número de participantes para compor a comissão. O presidente e o vice serão indicados pela própria comissão eleita. Para ser empossado, o eleito participará de um curso que oferece noções gerais de planejamento, organização, controle e avaliação.

As urnas que serão utilizadas na eleição foram cedidas gentilmente pelo juiz eleitoral da 121ª Zona Eleitoral de São Carlos, Antonio Benedito Morello. “Diante de tantas dificuldades enfrentadas em nosso dia-a-dia de trabalho, a segurança e saúde de nosso trabalhador passaram a ser prioridades nesta administração”, afirma o secretário municipal de Administração de Pessoal, Roberto Menezes.

O principal desafio dos cipeiros é elaborar um plano de metas definindo objetivos, cronogramas e execução das estratégias, sendo que a Prefeitura garante o tempo necessário para que este projeto seja implementado e devidamente monitorado. “A cada ano que passa, os trabalhos dos cipeiros vêm galgando mais espaço e maior escala de importância dentro de todos os departamentos da Prefeitura, onde o funcionário percebe melhoria na qualidade de seu trabalho”, analisa o secretário de Administração.

Capital desperdiçado
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), acidentes e doenças relacionados ao trabalho matam mais de 2 milhões de pessoas ao ano e crescem nos países em desenvolvimento. A OIT estima que 4% do Produto Nacional Bruto (PNB) mundial é perdido anualmente, em decorrência dos acidentes e indenizações trabalhistas. “Em muitas empresas ou órgãos públicos, a CIPA é tratada como obrigação ou favor, mas o prefeito faz questão de oferecer todas as condições e investimentos, com o intuito de melhorar a segurança do servidor, melhorando, em contrapartida, o atendimento à população”, observa Menezes.

Confira os candidatos à eleição da CIPA 2008/2009

(12/02/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos