» EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail

Mais de 15 mil alunos voltaram às aulas.



SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DEU BOAS VINDAS AOS ALUNOS

Os mais de 15 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de São Carlos, que compreende 43 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e 8 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), começaram nesta segunda, dia 11, as aulas do calendário de 2008. Mesmo antes do início das aulas, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou reuniões com os diretores, professores, assessores, supervisoras, merendeiras e auxiliares-administrativos, visando o planejamento do ano letivo.

Só para os CEMEIs, que atendem 7.836 crianças com idade entre 4 meses a 5 anos, e em alguns casos em período integral, a Prefeitura contratou 120 novos professores que foram efetivados, diminuindo assim o número de temporários, os chamados ACTs. No ensino fundamental, que vai atender neste ano 6.857 alunos de 6 a 14 anos e da Educação de Jovens e Adultos, houve a contratação efetiva de 31 professores. Outra novidade é que as EMEBs passam a contar com mais um laboratório de informática com 10 computadores, além dos que já existem nas Escolas do Futuro.

Segundo o diretor do Departamento de Ensino Fundamental da Prefeitura, Ramez Atique, os novos computadores foram recebidos do governo federal, por meio do programa Pró-Informática do Ministério da Educação (MEC). “Por ser cidade-pólo do Projeto Presença, uma das oito de todo o país, São Carlos recebeu estes computadores para a montagem dos laboratórios”, informou o diretor, que lembrou que as escolas estaduais de ensino fundamental, mesmo não tendo aderido ao projeto, também receberam computadores.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, acompanhada dos diretores dos Departamentos de Ensino Fundamental e Educação Infantil, Ramez Atique e José Maria Loureiro Diniz, visitaram o CEMEI “Walter Blanco” e a EMEB “Angelina D. de Melo”, no bairro Santa Felícia, neste primeiro dia de aula. No CEMEI “Walter Blanco”, que atende 350 crianças de 4 meses a 6 anos, os dirigentes visitaram as salas de aula, playground e o berçário.

A diretora Andréia Botta Pejon Sanches disse que nos primeiros dias de aula as mães podem acompanhar seus filhos na adaptação à escola. “Para muitas crianças o ambiente da escola é novo, por isso a presença dos pais ou avós é fundamental para que não haja um trauma que dificulte a adaptação ao novo espaço”, revelou Andréia.

Na EMEB “Angelina D. de Melo”, a secretária deu boas-vindas aos alunos do primeiro ano do ensino fundamental de 9 anos, implantado há 3 anos nas 8 escolas municipais de São Carlos. “Eu estou aqui hoje para dar boas-vindas para todos vocês e dizer que estamos muitos felizes por tê-los como nossos alunos. Tenho certeza de que os nossos professores farão o máximo para transmitir conhecimentos a vocês com todo o carinho e atenção”, finalizou.

Matrículas EJA
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 1ª a 8ª série, está com matriculas abertas. As pessoas interessadas em freqüentar a EJA devem procurar uma das 8 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) ou a própria Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que fica na rua São Sebastião, 2.828, Campus Rui Barbosa, Vila Nery. Os documentos necessários para a matrícula são duas cópias do RG, comprovante de residência e uma foto 3 x 4.

(11/02/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos