» DIOCESE PDF Imprimir E-mail

Inaugurados Seminário Maior e Instituto de Filosofia.



PREFEITO NEWTON LIMA PARTICIPA DAS INAUGURAÇÕES

O prefeito Newton Lima, acompanhado da secretária municipal de Infância e Juventude, Rosilene Mendes dos Santos, participou no sábado, dia 9, da missa de celebração de Ação de Graças presidida pelo núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, no Santuário de Adoração da avenida Dr. José Pereira Lopes, 386, e da inauguração do Seminário Maior “João Paulo II” (anexo ao santuário) e do Instituto de Filosofia “Santo Tomás de Aquino”, na rua Padre Teixeira, 359.

Os eventos foram organizados pela Diocese de São Carlos e contaram com a presença do bispo de São Carlos Dom Paulo Sérgio Machado, do reitor do curso de Filosofia, padre Jorge João Aparecido Nahra, do reitor de Teologia da Casa de Campinas, padre Osvaldo Pereira, do reitor do seminário propedêutico padre Marcos Eduardo Coró e do bispo de Piracicaba, Dom Frei Fernando Mason, além de padres, diáconos, seminaristas e religiosos de outras cidades da região.

Participaram ainda do evento o juiz da 3ª Vara Criminal, André Luiz de Macedo, representante do poder Judiciário, o diretor do Centro de Triagem Prisional Edmundo Ferreira Gomes, e a vereadora Diana Cury, representando a Câmara Municipal, acompanhada do também vereador José Pinheiro.

O prefeito Newton Lima entregou ao Núncio Dom Lorenzo uma medalha comemorativa aos 150 anos de São Carlos e recebeu em troca o CD “Florilégio Musical ao Piano”, gravado pelo próprio Dom Lorenzo, com músicas clássicas de grandes compositores. Newton Lima recebeu ainda do bispo de São Carlos, Dom Paulo Sérgio, um exemplar da Carta Pastoral “O Evangelho da Vocação” – estudo de aprofundamento do conhecimento religioso, um catálogo de endereços das paróquias pertencentes à Diocese de São Carlos e um quadro com pintura estilizada retratando a fachada do Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci”.

O bispo Dom Paulo Sérgio explicou que a inauguração dos novos prédios “constitui um momento forte na caminhada da igreja católica, que se preocupa com a formação dos sacerdotes”. O bispo cumprimentou os presentes e enfatizou que “a festa é de todos porque cada um tem a sua parcela de colaboração na construção de uma igreja viva, defensora da vida e uma igreja sempre solidária”.

O núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, representante do papa no Brasil, transmitiu a todos o afeto paterno de sua santidade o papa Bento XVI concedendo bênção especial aos seminaristas e aos formadores do seminário, e lembrou que “estamos vivendo a quaresma, um tempo litúrgico intenso que se caracteriza pela espiritualidade penitencial e que tem grande importância em nossa experiência de fé, um tempo forte de reconciliação, do qual somos convidados a experimentar a bondade e a misericórdia de nosso Deus”.

Dom Lorenzo disse ainda que é preciso reconhecer que o sacerdócio ministerial é imprescindível para a vida da igreja porque “é graças a ele que os fiéis podem ser saciados pela graça inesgotável que provém dos sacramentos e é através do sacramento da ordem que a igreja pode celebrar a eucaristia com memorial da paixão, morte e ressurreição do Senhor, proclamando a palavra de Deus com autoridade oportuna movendo os corações à conversão e à mudança de vida”.

Newton Lima, durante o uso da palavra em saudação às suas excelências reverendíssimas e demais autoridades, enalteceu o primeiro ano de trabalho pastoral, social e urbanista do bispo Dom Paulo Sérgio à frente da Diocese de São Carlos, ressaltando que “o santo padre designou para a nossa Diocese um grande empreendedor que se não fosse do clero seria um engenheiro civil de mão cheia pela sua grande obstinação em reformar e melhorar as instalações da nossa santa igreja na cidade”.

O prefeito agradeceu as reformas empreendidas e afirmou que as inaugurações celebradas tornam a nossa urbe ainda mais bonita. Newton enfatizou que a história de líder espiritual de Dom Paulo Sérgio “une ainda mais a nossa igreja, reforça nossa fé e certamente dá um dinamismo incomum a nossa Diocese”.

Saiba mais
O Seminário Maior é a moradia de 22 seminaristas que cursam três anos do curso de Filosofia. Os dois andares do prédio ganharam pintura nova, ampliação de quartos, banheiro individual, salão de estudos e reforma na Capela de Orações. No Instituto de Filosofia, que deve receber em prédio anexo a Pastoral da Criança, são feitas as aulas do curso de Filosofia de segunda a sexta das 7h30 às 12h, com curso já reconhecido contendo matérias da grade curricular da PUC de Campinas (extensão de estudo), ministradas por professores padres e pessoas formadas na área da igreja com aulas abertas também para interessados da comunidade (leigos) e não apenas aos seminaristas.

O Instituto, em parceria a Prefeitura, atenderá também adolescentes em curso preparatório para o vestibular com aulas gratuitas no período noturno. Para se tornarem sacerdotes os seminaristas cursam além dos três anos de Filosofia mais quatro anos de Teologia em Campinas (estudo aprofundado da razão de Deus, com estudos bíblicos, teológicos e litúrgicos). Depois disso estão aptos a exercerem a função de padre com atribuições como celebração de missa, sacramento de matrimônios, encomendação de corpos, exéquias, atendimento a enfermos entre outras missões.

(11/02/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos