» CONVÊNIO PDF Imprimir E-mail

Prefeitura e APAE reformulam parceria.


Prefeito de São Carlos e presidente da Apae assinam reformulação de parceria entre entidade e município.

PREFEITURA E APAE REFORMULAM CONVÊNIO E MELHORAM PARCERIA


A Prefeitura de São Carlos e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) firmaram um convênio na tarde de hoje (6), reformulando a parceria já existente entre ambos. Com o novo convênio a Prefeitura irá repassar R$ 69.818,06 por mês à entidade, que assumirá as despesas com funcionários e professores. Atualmente os 35 funcionários da entidade são da Prefeitura, que retornam à Rede Municipal de Ensino.

Participaram da solenidade o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, o presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano, a presidente da APAE, Odalete Natalina Martins Piva, além dos secretários municipais Géria Montanari (Educação) e Rosilene Mendes dos Santos (Infância e Juventude).

“A parceria existente foi reformulada e será mais abrangente”, comentou o prefeito Newton Lima. “Estamos trabalhando nessa reformulação desde 2006, agora temos uma relação mais moderna e com novas legislações incorporadas”, explicou a secretária de Educação. “Tenho que agradecer a Prefeitura, essa nova parceria tem tudo para dar certo. Ficaremos mais em contato com os funcionários”, destacou a presidente da Apae.

O quadro de funcionários da Apae- 27 professores, 6 serventes de merendeira e 2 motoristas- é de servidores públicos municipais que estavam alocados na Apae. Com o novo convênio esses funcionários retornam para a Prefeitura. Com os recursos repassados pela Prefeitura, a Apae irá contratar novos funcionários.

O retorno dos profissionais aos quadros da Prefeitura, em especial os professores, atende a uma diretriz do Governo Participativo na área da Educação, que é o desenvolvimento do Programa de Inclusão, ou seja, atender na rede regular de ensino alunos com necessidades especiais. “Desde 2001 estamos trabalhando neste sentido, porque é melhor e porque é uma exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, observou Newton Lima.

Para o prefeito, o retorno desses profissionais à rede será um complemento importante na política de inclusão, pois são pessoas com experiência no atendimento de alunos portadores de necessidades especiais. “Iremos encaminhar para a Apae somente aqueles que clinicamente forem recomendados”, enfatizou o prefeito.

Newton fez questão de registrar ainda a importância de celebrar convênios com entidades que tenham trabalho reconhecido. Segundo ele é importante esse cuidado porque são recursos públicos que estão em jogo. “No caso da Apae São Carlos temos essa tranqüilidade, pois se trata de uma das poucas entidades brasileiras que têm o título de Prêmio Bem Eficiente”.

(06/02/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos