» COMDEMA APROVA PROJETO DO PARQUE TECNOLÓGICO DAMHA PDF Imprimir E-mail


Projeto do Parque Tecnológico Damha.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) aprovou, na terça, dia 29, a construção do Parque Tecnológico Damha. Os membros do conselho haviam pedido informações mais detalhadas acerca do projeto que idealiza o parque, concernentes ao desenvolvimento urbanístico do empreendimento, além de informações sobre como o Grupo Encalso planeja evitar impactos ambientais durante a construção, o que foi respondido por meio de um relatório.

“As respostas foram convincentes e demonstram a preocupação da empresa com essas questões levantadas pelo Comdema. Os conselheiros analisaram o documento e aprovaram o início do parque”, disse o diretor de Política Ambiental, Paulo Mancini. Agora, o conselho se incumbirá de emitir um documento à Cetesb versando sobre o atendimento das recomendações.

O Parque Tecnológico Damha é um dos dois empreendimentos que constituem os Parques Tecnológicos de São Carlos, ao lado do Science Park. Os principais objetivos dos Parques Tecnológicos são fomentar a criação de empresas de base tecnológica, a partir das instituições de ciência e tecnologia da região de São Carlos, bem como contribuir para a implantação e fortalecimento dessas empresas em condições sustentáveis.

Faz parte também dos objetivos atrair empreendedores que já atuam em pesquisa no município e, principalmente, os centros de pesquisas de grandes empresas para o ambiente do parque a ser construído, que dispõe de cerca de um milhão de metros quadrados de área disponível em um local de fácil acesso: a rodovia São Carlos/Ribeirão Preto (SP-318).

Empenho
A Prefeitura não só tem acompanhado com interesse as iniciativas de implantação de parques tecnológicos no município, como também coordenou, em nível local, o processo de implantação de um parque do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, via Termo de Cooperação entre Prefeitura, governo do Estado, USP, UFSCar e as duas Embrapas.

As reuniões, visando a elaboração de um chamamento público para o credenciamento de empresas interessadas na implantação do projeto, tiveram início em novembro de 2005. O Grupo Damha e a Fundação Parque de Alta Tecnologia (ParqTec) foram as duas empresas que se credenciaram, e o Sistema Paulista de Parques trabalha, no momento, na consolidação do projeto.

O Parque Tecnológico Damha, portanto, deverá se juntar a outro centro de excelência em pesquisa: o Science Park, que será inaugurado em breve. “São Carlos, por possuir essa vocação tecnológica na área de materiais, ótica, instrumentação voltada para a medicina e o agronegócio, tecnologia da informação e comunicação e a possibilidade do desenvolvimento de um grande pólo aeronáutico regional, tem capacidade para agregar dois centros de pesquisa com potenciais diferenciados, que vão consolidar ainda mais a condição da cidade como a ‘Capital da Tecnologia’”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal.

(30/01/08)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos