» PROCURA POR CONSULTAS EM UNIDADES DE SAÚDE AUMENTA DEVIDO A FÉRIAS DOS MÉDICOS PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura Municipal de São Carlos está buscando encontrar alternativas para um problema comum tanto na rede pública quanto na conveniada no início de cada ano: a falta de consultas ocasionada pela ausência de médicos em período de férias, a que todos têm direito.

Na rede de Atenção Básica de Saúde do município, sem incluir o Centro Municipal de Especialidades, dos 111 médicos que fazem atendimento nas áreas de clinica geral, pediatria, ginecologia e saúde da família nas 24 unidades de saúde do município, 25 estão em férias, ou seja, 22,5% dos profissionais, além dos 6 afastados (5,4%) por motivo de doença. Num esforço emergencial já foi possível substituir 4 médicos.

Vale lembrar que janeiro é o mês escolhido por muitos médicos para sair de férias com a família, já que a rotina de atendimento clínico da maioria destes profissionais, que em alguns casos atendem pelo SUS e Cooperativa de Saúde, chega a ter uma carga elevada e sem folga o ano todo. Além disso há necessidade de compatibilização de agenda dos diferentes vínculos de trabalho que os médicos têm.

O atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde acaba sendo prejudicado porque há um aumento natural na procura por consultas dos usuários que não puderam ser atendidos pelo seu médico conveniado.

A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde, Marilda Siriani de Oliveira, que coordena o atendimento das Unidades Básicas e de Saúde da Família, reconhece a dificuldade temporária e diz ser esperada a redução de oferta de consultas nesta época do ano. “Médicos têm de sair de férias. Só que a gente também encontra uma alternativa, que é encaminhar para outra unidade. Mas nem sempre é a alternativa que a população gosta, já que todos querem ser atendidos na unidade mais próxima de sua residência.”

A Secretaria Municipal de Saúde tem procurado enfrentar o problema com remanejamento, substituição de médicos ou pagamento de horas extras, reagendamento e retorno para encaixe de consultas, mas ressalta que em situação de urgência e emergência as pessoas podem entrar em contato com o SAMU pelo telefone 192 (regulador do sistema municipal de saúde) ou buscar o atendimento nas Unidades de Pronto-Atendimento da Avenida São Carlos e do Cidade Aracy.

Ainda de acordo com Marilda, os usuários que se sentirem prejudicados ou tiverem dificuldade para o reagendamento das consultas podem entrar em contato com o DAB através do telefone 3362-1362.

Concurso está contratando novos médicos
Para enfrentar o problema da falta de médicos, a Prefeitura de São Carlos está contratando por concurso público mais 31 médicos.

Das 180 vagas de concurso que estão sendo oferecidas pelo município, 150 são para o setor de saúde. Além dos 31 médicos também estão sendo oferecidas vagas para agente comunitário de saúde (99), nutricionista (1), fisioterapeuta (1), agente de combate a endemias (13) e auxiliar de enfermagem (5).

As inscrições podem ser feitas até as 16h do dia 16, deste mês, através do site da Vunesp (www.vunesp.com.br ) ou agências do Banco Santander de diversas cidades da região.

(08/01/08)