» DESINSETIZAÇÃO ALTERA EXPEDIENTE NA ESTAÇÃO CULTURA PDF Imprimir E-mail

Está agendada para a próxima semana a desinsetização anual da unidade de Arquivo Público e Histórico da Fundação Pró-Memória, da Prefeitura, informa a diretora presidente da instituição, Ana Lúcia Cerávolo, lembrando que a iniciativa é necessária para garantir a integridade do seu acervo documental.

Além da desinsetização será efetuada a desratização dos espaços em que os documentos são armazenados. As medidas de controle de insetos e roedores serão aplicadas também nas demais dependências da Estação Cultura (edifício da antiga Estação Ferroviária), na qual trabalham, além de funcionários da Fundação, servidores do Departamento de Artes e Cultura, da Prefeitura, e onde funcionam o Museu de São Carlos e um Telecentro de Informações e Negócios.

As medidas de controle são fundamentais para assegurar a proteção dos documentos do arquivo da Fundação, assim como do acervo e reserva técnica do Museu, uma vez que larvas de broca comem papel e baratas alimentam-se da cola usada em encadernações. Os camundongos, por sua vez, embora não se alimentem de papel, podem causar danos gravíssimos aos arquivos de documentos, pois rasgam grande quantidade de papel para fazer seus ninhos.

Expediente
Diante do risco toxicológico à saúde dos funcionários que exercem atividades nas áreas internas do edifício, o expediente da Fundação será suspenso a partir de 24 de dezembro, com retorno às atividades regulares ao meio-dia da quarta-feira seguinte, 2 de janeiro de 2008. Também permanecerão em recesso nesse período o Departamento de Artes e Cultura e o Telecentro de Informações e Negócios.

A responsável pelo Museu de São Carlos, Nádia Pallone, destaca que a instituição estará aberta à visitação pública normalmente no sábado, 22 de dezembro, das 13h às 17h, e ficará fechada a partir do domingo, dia 23, retomando seu funcionamento ao meio-dia de 2 de janeiro.

Exposição
Montada na Estação Cultura (na plataforma da antiga Estação Ferroviária), a exposição “São Carlos de Todos os Povos: 150 Anos”, com fotos e curadoria de Emidio Luisi, não terá sua visitação afetada e poderá ser apreciada pelo público diariamente. Promovida pela Prefeitura por meio da Fundação Pró-Memória, a mostra – aberta à visitação pública até 1º de junho de 2008 – comemora o sesquicentenário da cidade e registra, em painéis, com fotos atuais e imagens históricas, hábitos, costumes, festas, culinária, tipos físicos, arte e modo de vida dos muitos povos e etnias que compõem a riqueza cultural de São Carlos.

(21/12/07)