» EJA e MOVA PDF Imprimir E-mail
Formatura de mais de 500 alunos.




PREFEITO PARTICIPA DA SOLENIDADE REALIZADA NO SALESIANOS

O prefeito Newton Lima participou na noite de segunda, dia 17, no centro de eventos do Salesianos São Carlos, da cerimônia de formatura dos 190 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos 350 do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos Mova/São Carlos. Além do prefeito, a mesa da cerimônia foi formada também pela secretária municipal de Educação e Cultura, Géria Montanari, pela professora Elci Gatti, representando os professores da EJA, e pela professora Terezinha Eva de Jesus Marino Vancetto, representando os professores do MOVA.

Géria Montanari disse que nunca é tarde para começar e que sempre é hora de aprender. “Vocês entraram nos nossos programas de alfabetização não só para aprender. Vocês nos ensinam muito com suas experiências de vida. A alfabetização torna vocês cidadão que ajudam a tomar decisões em favor do nosso país”, concluiu. Newton disse estar muito feliz em participar de mais uma formatura de educação de jovens e adultos. Ele mencionou que antes de vir para São Carlos, exatamente no dia 17 de dezembro de 1976, para trabalhar como docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desenvolveu trabalho social de alfabetização na capital paulista.

“Eu dava aula de engenharia durante a semana e, nos finais de semana, ia para a periferia ensinar matemática para pessoas carentes. Posso garantir para vocês que era muito mais difícil dar aula para alunos de alfabetização do que para os de engenharia”, revelou, destacando que, apesar de curta, a experiência foi gratificante. O prefeito lembrou que desde o início do seu primeiro mandato, em 2001, vem investindo recursos municipais na educação de jovens e adultos. Segundo ele, a política de educação do governo do presidente Lula tem contribuído bastante para a redução do índice de analfabetismo no Brasil.

“Primeiro foi a criação do Brasil Alfabetizado, programa que veio complementar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura na EJA e Mova, e mais recentemente a aprovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (Fundeb), que destina mais recursos para a educação do nosso país”, enfatizou. Para Newton Lima, a dedicação dos alunos da educação de jovens e adultos tem valor inestimável. “Estudar enquanto criança é uma coisa, agora, já com uma idade onde é preciso conciliar trabalho, tarefas da casa e estudo, é algo que merece o nosso reconhecimento”, finalizou.

(18/12/07)