» BRASIL-ITÁLIA PDF Imprimir E-mail


Projeto discute Infância e Juventude.

O TEMA É UM DOS PRINCIPAIS EIXOS DO PROJETO “100 CIDADES PARA 100 PROJETOS ITÁLIA-BRASIL”

Os representantes do projeto “100 Cidades para 100 projetos Itália-Brasil” estiveram reunidos na quinta, dia 13, em São Carlos, para discutir a infância e juventude, um dos seus principais eixos temáticos. O projeto visa à cooperação de governos de ambos os países em cinco temas específicos: questões ambientais, infância e juventude, direito das mulheres, mobilidade urbana e planejamento territorial.

A mesa da infância e juventude é coordenada na Itália pela cidade de Turim e pela Província de Trento e no Brasil pelos municípios de São Carlos e Salvador. O prefeito Newton Lima disse aos participantes que São Carlos fez questão de participar do grupo da infância e juventude porque tem experiências bem sucedidas e que podem ser utilizadas para gerar dinâmicas de intercâmbio.

“A infância e juventude é uma das nossas macro prioridades de governo juntamente com a saúde e embelezamento da cidade. Já elaboramos um diagnóstico detalhado sobre as nossas crianças e jovens e trabalhamos de forma integrada. Em 2005 criamos a única secretaria especial da nossa administração que é justamente a de Infância e Juventude para fortalecer ainda mais e fomentar projetos de prioridade do governo. Já na primeira gestão tivemos a honra de ser premiado com o Selo Prefeito Amigo da Criança, uma iniciativa da Fundação Abrinq e da Unesco em reconhecimento às políticas públicas desenvolvidas em prol da criança e do adolescente. São Carlos obteve nota máxima, ficando entre os 20 melhores municípios dos 5.562 avaliados. E nesta segunda gestão já recebemos o primeiro selo e já passamos para a segunda etapa, o que comprova que a Prefeitura continua atuando em prol das crianças e adolescentes”, afirmou.

A secretária municipal de Infância e Juventude de São Carlos, Rosilene Mendes dos Santos, fez a abertura da reunião que também contou com a presença de representantes de Araraquara, Campo Grande, Santos, Porto Velho, Várzea Paulista e Osasco. “São Carlos é uma das cidades coordenadoras da mesa, mas esses outros municípios também participam do projeto. Pretendemos juntos elaborar um projeto de fortalecimento do sistema de justiça voltado a esse segmento e criar os observatórios da juventude”, explicou a secretária.

A representante da cidade de Turim, Rossana Garcia, garantiu que essa reunião no Brasil é muito importante para o mapeamento das boas práticas italianas e brasileiras no âmbito das 4 temáticas: justiça, formação profissional, exploração sexual e exploração do trabalho. “Pretendemos elaborar um manual digital que possa ser consultado por todos os parceiros da rede, por meio de uma página na web”, destacou.

No final da reunião, Newton Lima fez questão de entregar para as representantes da Itália brindes referentes ao Sesquicentenário de São Carlos. Rossana Braga, responsável pela área geográfica da América do Sul – Cooperação Internacional e Paz, da cidade de Turim, recebeu os brindes e também presenteou o Prefeito com uma caneta italiana. Os representantes dos municípios brasileiros também receberam presentes do Sesquicentenário.

(14/12/07)