» PARQUE ECOLÓGICO PDF Imprimir E-mail
Prefeito inaugura berçário “Ninho da Vida”.





NEWTON LIMA ANUNCIOU A AMPLIAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DO PARQUE PARA 2008

O prefeito Newton Lima inaugurou, no sábado, dia 8, o berçário “Ninho da Vida” no Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, o único do interior paulista. A construção foi resultado de uma parceria entre Prefeitura, Centrovias, Animal TAG, União Serv e Alcon Alimentos, com o empenho da Sociedade Amigos do Parque Ecológico de São Carlos (Sapesc).

Ocupando o antigo sanitário do Parque, o berçário tem a capacidade de acolher entre 100 e 150 filhotes e é voltado ao público infantil, pois a intenção do parque é desenvolver entre as crianças a consciência de preservação da fauna e da flora. Acompanharam a solenidade o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Emerson Leal, o biólogo e diretor do parque, Fernando Magnani, o vice-presidente da Sapesc, Luiz Augusto Alves Dibbo, os vereadores Silvana Donatti, Laíde das Graças Simões e Antonio Valdo Ratti e o diretor do SAAE, Eduardo Cotrim.

Magnani agradeceu o empenho da administração municipal para a construção do berçário. Ele explica que o local receberá filhotes abandonados pelas mães ou apreendidos pelo Ibama e pela Polícia Ambiental. “Despertar o conceito de ecologia nas crianças é bem mais fácil quando mostramos os cuidados que devemos ter com os animais, daí a importância desse berçário”, esclarece.

Emerson Leal disse que o Parque Ecológico recebe anualmente 200 mil visitantes e que a obra demonstra o esforço do município em modernizar as instalações do local. “Esse local está cada dia mais bonito. E o esforço do Fernando, da atual administração e de todos os seus colaboradores trouxe ao parque a condição de um dos mais importantes do Brasil”, sublinhou. A vereadora Laíde observou que quando a vontade política se mistura ao idealismo as conquistas aparecem. “Todo o esforço é válido quando a preservação dos animais e do meio ambiente está em jogo”, destacou.

Em sua fala, durante a inauguração do berçário, Newton Lima deu uma boa notícia aos freqüentadores do parque. “Em 2008, a nossa administração vai melhorar o estacionamento do parque. É um sonho que persigo desde quando fui reitor da UFSCar e com o esforço de todos vamos alcançar esse objetivo”, salientou. “Ao sermos a única cidade do interior paulista a possuir um berçário, São Carlos, mais uma vez, é colocada na vanguarda. Isso mostra que com esforço, boa vontade e determinação, podemos transformar coisas e lugares como esse, que hoje é um lindo e moderno berçário”, completou.

O prefeito também citou o hospital-veterinário como outra grande conquista do parque. Inaugurado em março de 2007, o hospital era aguardado há 17 anos. O local possui salas de raios x, cirurgia, atendimento clínico geral, pós-cirúrgico, duas mesas de cirurgia e UTI para aves. O prefeito agradeceu o diretor do SAAE, Eduardo Cotrim, pela construção de um espelho d´água no entorno do berçário. Logo após, ele visitou o berçário em companhia da bióloga Ariane Maria Leone.

(11/12/07)